.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

2 Anos de Zé Maria


By colher-de-pau

Fotografia by Ana Pastoria (www.anapastoria.com)


Zé Maria:


Já fazes dois anos. E parece que foi ontem que te vimos pela primeira vez. Continuamos apaixonados por ti como no primeiro dia, e a descobrir a tua personalidade todos os dias.
Tudo é uma novidade. Todos os dias há coisas novas – novas descobertas, novas palavras, novas gracinhas, novas birras.
Aprendemos a ser pais contigo e acredita que fazemos o nosso melhor. As vezes grito e falo alto quando sei que não o devia fazer, mas nem sempre conseguimos controlar as nossas emoções. Desculpa se às vezes me descontrolo um bocadinho – mas tenho de confessar que tu tens dias/birras/momentos em que me consegues levar ao limite. Faz parte, eu sei.
Estás um miúdo muito engraçado, falas pelos cotovelos e continuas a ser bom para dormir. Tens dias em que comes bem e outros em que nem por isso. Adoras tomar banho de chuveiro, brincar com os carrinhos – principalmente o “jipe”, os teus livros e os legos. Gostas de fazer torres para as destruíres logo de seguida.
Queres limpar, aspirar, lavar a louça, e cozinhar com a mamã. E lavar aos mãos e os dentes: constantemente.
Nota-se já que tens a tua personalidade e que és de “ideias fixas”. Detestas ser contrariado, e há sempre birra quando insiste em fazer uma coisa que eu não deixo. A sorte é que depois de 15 segundos a “prender burro”, normalmente virado para a parede ou deitado no chão (em que ninguém cá em casa te passa cartão), a birra passa depressa.
Estás a crescer muito depressa. Ainda ontem eras o meu bebé e agora já me dizes “Não mais beijinhos mamã!”, quando te estrafego de beijos.
Já gostas de opinar naquilo que vestes, mas principalmente no que calças. E continuas a adorar a tua amiga Olivia – uma ovelha de peluche que sofre nas tuas mãos, mas que não largas nem por nada.
És um miúdo sorridente e simpático e quando estás para aí virado tens um charme irresistível.
Começaste agora a ver televisão. Gostas da “Ovelha Choné”, e pedes sempre para ver o João Moleira (pivot da edição da manhã na Sic Notícias) na televisão quando estamos a tomar o pequeno almoço. Ou então a Júlia (Julia Pinheiro!)
Nestes dois anos crescemos e aprendemos muito contigo. Em breve – dias espero – o António chegará para nos fazer companhia. Serás o irmão mais velho. Terás um companheiro de brincadeiras. Espero que sejam cúmplices, porque um irmão, apesar das discussões, das guerras e de tudo o resto é um amigo para a vida.
Todos os dias aprendemos a ser pais contigo. Nem sempre acertamos à primeira e erramos algumas vezes. Isto de ser pai e mãe, nem sempre é fácil. Desculpa quando erramos, mas acredita que o vamos fazer muitas mais vezes. Não é por mal. É mesmo assim porque não nascemos a saber ser pais. Vamos apenas aprendendo.
E acredita que estes dois anos têm sido dos melhores das nossas vidas. De pudermos aprender contigo, de podermos ver-te crescer e de acompanhar contigo todas as descobertas. De te ver tornar um rapazinho.
Aos teus dois primeiros anos de vida. E a todos os outros que estão para vir.

Parabéns meu amor pequenino! … Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>