.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Abóbora Recheada com Arroz (receita também em video)


By colher-de-pau


Quando perguntam acerca das minhas refeições sem carne nem peixe, e o porquê de o fazer, fico muitas vezes sem resposta imediata! (Quem me conhece bem sabe como isso é difícil!)
Essencialmente porque é, para quem está habituada à carne e ao peixe, um exercício de culinária e de experiência engraçado – tentar que uma refeição seja apelativa para toda a família sem carne ou sem peixe – mas também por uma questão de “pegada ecológica”, a razão do movimento “Meatless Monday”. Essencialmente porque gosto do desafio e porque não tem mal nenhum diminuirmos o nosso consumo de carne e peixe e de criarmos refeições dando destaque aos legumes.

Como por aqui já entrei em modo natal – ou pelo menos em modo festivo – e como por cá gostamos muito de abóbora assada, decidi rechear a abóbora com um arroz aromático, com passas e caril. A combinação ficou perfeita e lembrei-me que seria um prato festivo óptimo para vegetarianos, ou mesmo um acompanhamento perfeito e diferente para as carnes assadas!

Foi também uma boa receita para testar novamente os caldos de legumes BIOLÓGICOS que a Knorr me enviou, e desta vez usado em caldo como a base para cozinhar o arroz. Um caldo à base de cenoura, cebola, curcuma, noz moscada e alho feito com ingredientes provenientes de agricultura biológica e sustentável, e uma alternativa mais rápida para máximo sabor para dias de pouco tempo.

Tal como já aqui falei anteriormente, uma alternativa biológica aos caldos tradicionais, e uma preocupação que muito me agrada por parte das empresas alimentares, cada vez mais conscientes daquilo que consumidores mais atentos procuram!

Eu já estou a pensar nesta receita para a minha mesa de natal, apesar de aqui ter sido a nossa refeição sem carne nem peixe da semana!

Workshops a pensar nas Festividades já este fim de semana:

Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com

Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro – Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt

Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com




Ingredientes para 2 pessoas como refeição principal:

1 abóbora manteiga (butternut) com cerca de 700g
1/2 chávena de arroz basmati ou thai Jasmim
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal q.b.
2 colheres de sopa de passas
1 colher de chá de caril em pó
raspa de laranja ou clementina
500ml de água a ferver
amêndoas q.b.

Preparação:

Abra a abóbora ao meio, no sentido do comprimento e limpe-a de filamentos e sementes. Regue-a com um fio de azeite e tempere com sal e leve-a ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h ou até a abóbora estar macia.
Prepare depois o caldo de legumes, misturando 1 caldo biológico de legumes Knorr a 500ml de água a ferver. Mexa até que se desfaça.
Entretanto prepare o arroz. Pique a cebola e leve a alourar num pouco de azeite. Junte depois o caril, a raspa de laranja, as passas e deixe cozinhar um pouco. Acrescente depois o arroz e envolva bem no refogado. Finalmente acrescente uma chávena (o dobro da quantidade do arroz) de caldo biológico de legumes quente. Mexa, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até o arroz estar no ponto.
Retire depois a abóbora do forno e recheie a cavidade com o arroz previamente preparado. Polvilhe depois com as amêndoas e um pouco de coentros picados.
Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou como refeição principal num dia sem carne nem peixe.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>