.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Abóbora Recheada com Bacalhau


By colher-de-pau


No cabaz aparecem agora as abóboras, as couve e espigos e as batatas doces. Já há marmelos e romãs e os primeiros diospiros devem estar a chegar.
Se antes não era grande fã de abóbora e esta servia apenas para duas ocoisas: compotas e sopa, agora dou-lhe muitas outras oportunidades: em puré para comermos com carne, por exemplo, salteada em cubinhos e em saladas, em caril, assada juntamente com outros legumes também como acompanhamento, em puré para usar em massa de bolos, tartes, bolachas e panquecas e assim recheada, desta vez com bacalhau, numa versão mais exótica mas igualmente saborosa só para ser diferente.
A abóbora assada, principalmente as variedades manteiga (butternut) e hokkaido, são realmente muito boas, adocicadas e uma verdadeira surpresa para quem nunca experimentou! Aconselho. Podem assar a abóbora e guardar alguns dias numa caixa hermética no frigorífico. E é também deliciosa com queijo, para uma versão, sem carne nem peixe.

Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias
Porto – 27 de Outubro – 15h Workshops Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Ovar – 28 de Outubro – 10h Colher de Chá – Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 pessoas:

1 abóbora manteiga pequena
250g de migas de bacalhau demolhadas
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
pimenta q.b.
50ml de leite de coco
queijo ralado q.b.

Preparação:

Abra a abóbora ao meio, no sentido do comprimento e, com a ajuda de uma colher retire as sementes. Coloque a abóbora num tabuleiro, com a parte cortada virada para cima, regue com um fio de azeite e leve a assar, em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos, ou até a abóbora estar macia e ligeiramente dourada e tostada.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar com um pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Deixe alourar e junte o bacalhau. Envolva bem, deixe estufar e tempere com um pouco de pimenta e com o leite de coco.
Deixe levantar fervura.
Retire a abóbora do forno e recheie as concavidades das sementes com o bacalhau, e disponha também um pouco do mesmo sobre o resto da abóbora. Cubra com o queijo ralado.
Leve novamente ao forno aquecido a 180ºC, apenas para gratinar o queijo.
Sirva de imediato com uma salada verdes.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>