.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Almôndegas de Peixe, Caril e Coco


By colher-de-pau


Tinha no congelador uma caixinha com sobras de peixe vários. Já limpos de peles e espinhas e desfiados. Havia sobras de pescada, de filetes de cavala e de peixe assado… Tudo misturado e à espera de ser utilizado numa qualquer preparação. A ideia inicial passava por recheio de rissois ou de crepes, mas acabaram numas almôndegas de peixe mais exóticas, mas que ficaram muito boas. E eu, que pensava que seria daquelas coisas que os miúdos não comeriam – também não comem tudo… – enganei-me redondamente, porque gostaram bastante!
Começamos então abril com uma receita de aproveitamentos!!

Ingredientes para cerca de 20 almôndegas

300g de sobras de peixe – desfiado sem peles ou espinhas (também podem fazer usando atum de lata, por exemplo)
1 couve flor pequenina (200g)
1 batata doce média (200g) – podem só usar batata
sal e pimenta q.b.
3 colheres de sopa de coco ralado + para panar as bolinhas
1 cebola
1 colher de sopa de caril em pó
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
1 ovo
azeite q.b.

Preparação:



Descasque a batata e corte-a me pedaços pequenos. Corte também a couve flor e coza-as a vapor ou em água e sal até ficarem macias. Retire e reserve.
Pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite. Assim que começar a ficar translúcida junte o caril em pó e a curcuma e misture bem na cebola deixando refogar mais um pouco em lume brando. Junte depois o peixe e envolva bem. Acrescente a batata e a couve flor cozinhadas e previamente esmagadas ou trituradas e envolva bem. Junte depois o ovo batido e o coco ralado, e mexa bem, de modo a ter a consistência para moldar bolinhas. Se achar a mistura muito mole, junte um pouco mais de coco ralado (ou farinha de coco), uma vez que se cozer as batatas em água pode ter mais líquido do que cozidas ao vapor. Retifique de sal e pimenta.
Molde depois as almôndegas – não muito pequenas – e passe-as por mais coco ralado para fritar.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com duas colheres de sopa de azeite (ou óleo de coco) e deixe aquecer. Salteie depois as almôndegas até que fiquem douradas.
Sirva depois com brócolos cozidos e maionese caseira (eu fiz a minha picante, juntando-lhe um pouco de molho piri-piri caseiro).

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>