.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Arroz de Congro e Limão


By colher-de-pau


Eu e os desafios com os peixes recebidos no cabaz de peixe, “peixinho da lota”. Desta vez com o congro.
Congro? Acho que só o tinha comido em caldeiradas, e a única impressão que tinha dele, é que tinha imensas espinhas. E agora? Agora tinha ali várias postas de congro.
A minha primeira ideia foi mesmo fazer caldeirada. Mas depois lembrei-me de um arroz de peixe, utilizando o congro, de modo a “limpar” de peles e espinhas e de tornar a refeição mais “Kids Friendly” e uma hora de jantar mais descansada.
Na verdade, o que podia ser um simples arroz de peixe ficou delicioso só porque juntei limão. Todos cá em casa comemos e repetimos, de tal forma que não sobrou nada para contar a história. A não ser a receita que aqui vos trago para que possam replicar em vossas casas!

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.


Ingredientes:

4 postas grandes de congro
1 chávena de capacidade de 225ml de arroz thai jasmim
rama de 1 alho francês
1 cebola grande
2 tomates maduros
2 dentes de alho
1folha de louro
1/2 limão
1 cenoura
1 ramo de cheiros com cebolinho, tomilho e salsa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
coentros frescos q.b.

Preparação:

Comece por preparar o caldo aromático para cozer o peixe. Num tacho coloque 1/2 cebola descascada, a cenoura também descascada, a rama do alho francês, o ramo de cheiros e tempere com sal e pimenta e um fio de azeite.
Deixe levantar fervura e deixe ferver 5 minutos em lume brando antes de juntar as postas de peixe para que cozam.
Quando o peixe estiver cozinhado, retire-e o deixe arrefecer, e limpe-o depois de peles e espinhas. Reserve.
Coe depois o caldo da cozedura e reserve também.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho. Leve ao lume juntamente com o louro e o azeite e deixe refogar um pouco. Acrescente depois o tomate partido em pedaços e de preferência sem pele, e um pouco de coentros picados. deixe refogar mais um pouco. Acrescente depois 3 chávenas de caldo da cozedura do peixe (3x o volume de arroz que vai utilizar) e junte a raspa de meio limão. Quando o caldo voltar a ferver acrescente o arroz. Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar o arroz.
Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente o peixe previamente arranjado e deixe acabar de cozinhar. O arroz deve ainda ficar um pouco caldoso. Se achar necessidade acrescente um pouco mais de caldo de cozedura de peixe.
Quando o arroz estiver cozinhado, esprema um pouco de sumo de limão – mais ou menos consoante a sua preferência – e envolva bem.
Sirva de imediato polvilhado com coentros frescos picados.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>