.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Arrufadas de Batata Doce


By colher-de-pau


O fim de semana de chuva levou-nos para a cozinha. A mim e ao Zé Maria, o meu pequeno ajudante, que apesar de ser assim um bocadinho “nojentinho”, adora ajudar a medir e pesar ingredientes, colocar na taça, misturar e amassar… No fundo o que ele quer é comer um pedacinho de bolo ou de bolachas, e tem sempre alguma dificuldade em perceber que há coisas que têm de levedar… “Mamã, o que é levedar?” ou que têm de ir ao forno para cozinhar. (vinte segundos depois de estar no forno) “Mamã, já está pronto?”
Mesmo assim é um entusiasta e quer sempre ajudar – apesar da bagunça que fica, da farinha entornada, dos ovos partidos e de querer sempre, mas sempre, lamber a colher…
Este fim de semana que passou, ainda de rescaldo de Páscoa, com frio e lareira acessa, levou-nos a fazer umas deliciosas arrufadas de batata doce que vi no blogue da Naida Folgado, o “Frango do Campo”. Em vez de batata doce branca, usei a laranja, que era a que tinha em casa, e ficaram deliciosas… Vale mesmo, mas mesmo a pena experimentar. Fizemos para o lanche de sábado e não duraram até segunda feira….



Ingredientes para cerca de 10 unidades:

200 gramas de batata doce laranja
120ml de leite (usei bebida de amêndoa caseira, mas serve qualquer tipo de leite ou bebida vegetal)
40 gramas de manteiga amolecida
1 saqueta de levedura seca (7g)
1 ovo
1 colher de chá de sal
35gr de açúcar mascavado
450 gr de farinha
1 ovo batido

Preparação:

Coza a batata doce a vapor e reduza a puré. Coloque-a numa taça e junte o leite, a manteiga, a levedura e misture bem. Adicione depois o ovo, o açúcar, o sal e a farinha e misture bem, primeiro com a colher de pau, e depois com as mãos.
Amasse bem, e se necessário junte um pouco mais de farinha para a massa não agarrar. Forme uma bola com a massa e coloque na taça, tapando, deixando levedar cerca de 1 hora ou até duplicar de tamanho.
Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e divida a massa em cerca de 10 a 12 porções do mesmo tamanho, formando bolas. (pode optar por fazer, por exemplo, uma trança)
Coloque-as lado a lado, num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com o ovo batido.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Se quiser, depois de frios polvilhe com um pouco de açúcar em pó.
Sirva quentinhos com manteiga ou queijo.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>