.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

As Melhores Receitas de Natal


By colher-de-pau


Estamos mesmo na reta final para o natal! Este ano, com o natal a calhar num fim de semana há uma disponibilidade diferente para cozinhar e até experimentar coisas novas.
Eu gosto de um natal tradicional: sonhos e rabanadas, filhós, bolo-rei, broinhas, leite creme, arroz doce ou aletria, pão de ló, cabrito e bacalhau cozido com couves, mas na nossa mesa há também espaço para coisas que nem sempre são associadas ao natal. Desde que me lembro há bolinhos de bacalhau e com a “tia” são aprendemos a ter uma maravilhosa tarte de chocolate e natas. E nos últimos anos, a pavlova também nos passou a fazer parte da mesa (e é uma excelente forma de aproveitar as claras que vão sobrando!).
Este ano, e porque nem todos podem ainda ter a ementa definida, e para não terem que procurar as receitas em vários locais, deixo-vos as minhas receitas favoritas de natal desde os sonhos e filhos da avó, ao tempero do cabrito, e algumas coisas um bocadinho diferentes que ficam bem na mesa…

E além da mesa farta, e das prendas e cabazes, há que pensar que o natal é mais do que isto. É juntar famílias com tradições diferentes e saber harmonizar essas diferenças, porque não é assim tão difícil adaptar as tradições para agradar a todos: basta querer. É trazer quem está “sozinho” e dar-lhe um lugar numa mesa cheia. É ser solidário e dividir a nossa mesa e a nossa família. É saber que quando casamos e temos filhos o natal passa a ser diferente de quando era apenas passado com os nossos pais e saber moldarmo-nos a uma nova realidade e a dividirmo-nos por todos – ou conseguir juntar todos à mesma mesa. É saber que o tempo e a idade trazem mazelas às pessoas e que às vezes temos que tomar as rédeas e assumir a organização de tudo e que antes não era nossa. É saber dividir tarefas. O Natal com muitas pessoas é possível desde que o espírito do mesmo faça parte de nós: dividir, partilhar e ser solidário. São palavras bonitas, sentimentos nobres, mas devem sempre nascer em casa, na nossa mesa e com a nossa família – e com a família que vamos ganhando…

E com todos reunidos. à mesa com convívio, com telefonemas e mensagens, presentes trocados e beijinhos repenicados, conseguir perceber o que é realmente importante. Celebrar o nascimento de Jesus, celebrar a família, celebrar as pessoas que ainda cá estão e relembrar com carinho os que estão a olhar por nós nas estrelas…

Um Bom Natal a Todos!



Entradas:







Pratos Principais e Acompanhamentos:



Bacalhau com Farinheira: http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/11/bacalhau-com-farinheira-grelos-e-broa.html










Sobremesas:













Coroa de Natal: http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/12/coroa-de-gila-doce-de-ovos-e-amendoa.html


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>