.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bacalhau com Batata Doce à “Zé do Pipo” -


By colher-de-pau


Nós já estamos de férias, mas as receitas por aqui continuam, com a mesma regularidade de sempre.
Hoje uma receita de bacalhau, do tipo “Zé do Pipo”, mas preparado com batata doce em puré, que os miúdos adoram, E eu confesso que a combinação de bacalhau e batata doce é uma das minha preferidas e já experimentei a sua substituição em quase todos os pratos mais tradicionais de bacalhau. Desta vez, e porque tinha em casa todos estes elementos, lembrei-me de preparar esta adaptação do bacalhau à Zé do Pipo. Os miúdos gostaram e comeram muito bem. E n´so também.
E apesar de não ser uma receita de verão, nestas noites que não parecem de verão – e que mal nos deixam usar a nossa zona de refeições no jardim – foi um jantar muito reconfortante e agradável.
Espero que também gostem.

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de bacalhau demolhado
sal e pimenta q.b.
500gr de batata doce
2 colheres de sopa de leite de coco ou natas
noz moscada
1 cebola grande
azeite q.b.
1 folha de louro
2 dentes de alho
maionese q.b.
azeitonas e salsa para decorar

Preparação:

Num tacho coza as batatas em água temperada com sal, e noutro tacho cozinhe durante alguns minutos o o bacalhau em água a ferver.
Entretanto corte a cebola em rodelas ou meias luas finas e leve-as a cozinhar numa frigideira com o azeite, os dentes de alho laminado e a folha de louro até a cebola estar dourada e cozinhada. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
Desfie o bacalhau em lascas, mas sem ficar muito desfeito. Reserve.
Depois de as batatas estarem cozinhadas, reduza-as a puré, e tempere de sal, pimenta e noz moscada e junte as natas ou o leite de coco misturando bem.
Unte com um pouco de azeite um tabuleiro que possa ir ao forno. Ao centro coloque o bacalhau e rodeie-o com o puré. Por cima do bacalhau disponha a cebolada e por cima desta uma camada generosa de maionese.
Leve ao forno previamente aquecido a gratinar durante alguns minutos, até a maionese estar dourada.
Antes de servir decore com as azetonas e a salsa picada e Sirva com uma salada.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>