.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bacalhau Gratinado com Brócolos


By colher-de-pau


Voltar à minha cozinha depois de duas semanas, é sempre uma aventura. As compras ainda só foram feitas a meio gás, o cabaz de legumes habituais da Dona Rosa só chega esta tarde, e salvam-se o jantar com as coisas que gosto sempre de ter congeladas. Um pacote de brócolos para qualquer emergência e as postas de bacalhau demolhadas e congeladas prontas a usar. (e um pacote de natas ácidas que tinha congelado antes de ir de férias porque acabei por não usar no que estava previsto!) Com quase mais nada saiu o jantar – de forno e apesar do calor. Porque nesta coisa de voltar às rotinas, aproveitei também para fazer pão e outras coisas que gostamos muito de ter cá por casa. Aos poucos começamos a entrar nos “eixos” apesar de ainda estarmos com a “engrenagem” no sítio.
E depois de vários pedidos a receita do bacalhau. Tão simples, mas delicioso.



Entretanto aproveito para vos convidar para este Sábado, dia 25 de Agosto, às 17h, estarem comigo, a Convite da Câmara Municipal de Leiria, no Centro Azul – Biblioteca da Praia de Pedrógão para uma conversa informal acerca de livros e comida e a apresentação do “Família e Amigos à Mesa”. Conto com a vossa presença.

Ingredientes para duas pessoas:

2 postas finas de bacalhau (usei rabo e as badanas laterais)
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
400g de brócolos (usei congelados)
150g de natas ácidas (ou natas normais ou outra variedade de natas à vossa escolha)

Preparação:

Coza o bacalhau em água a ferver durante apenas dois minutos. Desligue o lume e deixe mais cinco minutos. Retire, deixe arrefecer e limpe de peles e espinhas. Reserve.
Coza os brócolos a vapor com um pouco de sal. Reserve.
Pique finamente a cebola juntamente com o dente de alho e leve a alourar num pouco de azeite com a folha de louro. Junte o bacalhau desfiado e deixe cozinhar tudo durante uns minutos. Junte depois os brócolos cozidos e, com a colher de pau envolva e parta-os, deixando que se misturem com o bacalhau. Retifique de sal e pimenta e envolva metade das natas ácidas.
Divida a mistura por pratos que possam ir ao forno e por cima disponha as restantes natas.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>