.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Batata Doce “Frita” no Forno (ou batata normal ou outros fritos no forno!)


By colher-de-pau


É inevitável! De todas as vezes que no facebook ou no instagram mostro fotos os falo das batatas “fritas” no forno, chovem comentários e mensagem para explicar como faço.
Não há sabedoria nenhuma. Basta um forno com ventilação. Mas a ideia de comer fritos com menos culpa, ou de poder oferecer aos miúdos “batatas fritas” com menos óleos refinados e saturados, chama a atenção de toda a gente.
É definitivamente uma tendência, estarmos cada vez mais preocupados com estas coisas, e eu devo confessar que faço cada vez menos fritos e, na maioria das vezes, quando os faço – sejam batatas, filetes, panados, carapauzinhos ou petinga, rissois e bolos de bacalhau caseiros… mesmo que estejam congelados – uso quase sempre este método.
E portanto aqui fica a explicação!

Ingredientes:

2 batatas doce brancas (cá em casa usamos imenso batata doce, mas podem batata normal!)
2 batatas doce laranja
sal q.b.
azeite q.b.
ervas aromáticas secas a gosto q.b. (opcional)

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos mais ou menos do mesmo tamanho.
Seque as batatas com um pano e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal NUMA SÓ CAMADA. Tempere depois com um fio de azeite (azeite em spray é o ideal) um pouco de sal, e, se gostar as ervas aromáticas secas a gosto (ou alho em pó, ou pimentão…..)
Leve as batatas ao forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos. (Com as batatas raramente as viro a meio do tempo, mas se estiver a fazer panados ou filetes, gosto de virar a meio do tempo, e borrifar com um pouco mais de azeite!)
Retire do forno e deixe arrefecer um pouco antes colocar no prato de servir. Se necessário tempere com um pouco mais de sal ou flor de sal.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>