.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolachas de Batata Doce, Aveia e Amêndoa


By colher-de-pau


Desde que o Zé Maria nasceu que tenho tido algum cuidado com aquilo que come. Aliás, com aquilo que todos nós comemos. Os alimentos muito processados e embalados, têm, desde essa altura, e aos poucos e poucos, saído da nossa alimentação, e tenho preferido “apostar” em alimentos de melhor qualidade sempre que possível, como os biológicos, carnes de pasto, peixes de “mar, mas sem entrar em “histerismos”, e sem ser fundamentalista de nada. Em tudo há excepções e a carteira e o orçamento familiar mandam muito… Podemos até pagar mais por alguns alimentos de melhor qualidade, mas não compramos outras coisas que, quase deixaram de fazer parte da nossa alimentação diária, ou deixaram mesmo de fazer parte, ou porque prefiro uma versão melhor, com melhores ingredientes, que eu conheço e compro, e passar a fazer em casa. Apesar de ter crianças pequenas em casa, no nosso carrinho de compras não entram, por exemplo, bolachas e bolos industrializados e processados. (Não estou de forma nenhuma a dizer que sou pior ou melhor mãe por isso. É uma opção nossa apenas!)
Gosto de ser eu a fazer. Mas principalmente de saber o que comem. E enquanto estiver nas minhas mãos a forma como eles se alimentam, vou dar o meu melhor para que eles tenham acesso aos melhores produtos e ingredientes que eu lhes puder oferecer. Na esperança que isso se venha a relevar nas escolhas que farão no futuro em relação à alimentação. Ou seja. Espero apenas estar a dar-lhes ferramentas para fazerem escolhas melhores…
É também por isso que agora, e principalmente ao Zé Maria que tem 4 anos e meio, não lhe nego uma bolacha, um bolo quando ele pede. Mas são sempre as bolachas e os bolos que a mãe faz ou, quando muito, as melhores opções que encontro à venda e que eles gostam. (Há uns tempos, nas instastories, publiquei algumas opções de compra de lanches e snacks para os miúdos! Porque não há mães perfeitas em lado nenhum!!)
Estas bolachas foram uma experiência que correu muito bem e que eles adoraram! E eu também!

Ingredientes para cerca de 20 bolachas

150g de batata doce laranja cozida a vapor
30g de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar mascavado ou açúcar de coco
50g de flocos de aveia
50g de amêndoas com pele
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó

Preparação:

No robot de cozinha colocar todos os ingredientes e triturar bem até obter uma massa mole.
Coloque depois essa massa entre duas folhas de papel vegetal e com o rolo da massa estique bem até ficarem com, aproximadamente 0,5cm de espessura. Com uma forma recorte as bolachas e retire-as muito cuidadosamente (a massa é mesmo muito mole…. tem de ser com cuidado ou perdem a forma, e quantos menos recortes melhor…) Vá esticando e cortando a massa até esta acabar, colocando as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até começarem a querer alourar.
Retire cuidadosamente e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>