.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolinhas de Tâmaras e Amêndoa com Sementes


By colher-de-pau


Costumo comprar barritas cruas (com tâmaras, frutos secos e afins) para colocar nas lancheiras dos miúdos, ou para ter na carteira para quando a fome surge em ovasiões inesperadas (tanto a eles, como a mim!) Apesar de serem simples de fazer, por vezes há coisas que têm a ver com a conveniência de ter pronto em casa. Tenho sempre duas ou três barritas destas, assim como um par de pacotes de maçã desidratada, e pacotinhos de fruta bio de beber. São usados em situações de – “grab and go”, quando algo surge de repente e não tenho oportunidade de preparar grande coisa. São muito convenientes por isso. Porque estão guardadas na despensa à espera do dia e da hora a que são necessários, sem o problema de terem uma data de consumo mais reduzido, como muitas das coisas que fazemos em casa. Adoro ser eu a fazer coisas, mas ter algo sempre há mão é muito conveniente!
Entretanto, além das barritas que os miúdos gostam, há uns tempos comprei a mesma coisa mas em forma de “bites”, pequenas bolinhas perfeitas para partilhar. E lembrei-me logo das versões de “trufas” de figos, amêndoa e cacau que costumo fazer, e de que poderia transformar as barritas (que também faço e que há receita aqui!) em versão mini, de bolinhas, para colocar na lancheira dos miúdos no dia da piscina, ou quando saímos com eles, e também para uns snacks diferentes para o meio da manhã ou da tarde.
E assim saíram estas bolinhas deliciosas.

Só uma nota: para fazer as barritas e estas bolinhas, e até para adoçar alguns bolos e leites vegetais, prefiro usar as tâmaras já em pasta. Compro numa loja de produtos naturais uma versão bio da pasta de tâmaras (existe em embalagens de 500g ou de 1 kg), e compensa imenso, pois fica bem mais barato do que comprar as tâmaras. Quando é para triturar, metade do trabalho está feito, e não é necessário demolhar as tâmaras e triturar! Fica a dica.


Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias

Lisboa – 13 de Outubro – 15h Workshops Pop-Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto – 27 de Outubro – 15h Worshops Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Tema: Receitas Quentes para Dias Frios

Ovar – 28 de Outubro – 10h Colher de Chá – Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 10 bolinhas:

50g de pasta de tâmaras (ou o equivalente em tâmaras)
50g de amêndoa com pele
10g de sementes de sésamo
10g de sementes de linhaça
10g de sementes de girassol

Preparação:

Comece por triturar as amêndoas grosseiramente (não as deixe muito finas), e coloque numa taça. Junte depois a pasta de tâmaras (caso use tâmaras inteiras, deixe-as amolecer umas duas horas em água quente, escorra e triture com a varinha mágica antes de usar). Acrescente também as sementes.
Amasse depois tudo muito bem as as mãos molhadas e forme depois bolinhas, não muito grandes.
Guarde no frigorífico, numa caixa hermética.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>