.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo Charlotte com Creme de Coco e e Ananás


By colher-de-pau


Sexta feira é dia de bolo, apesar de nunca serem preciso desculpas para fazer um bolo. Mas quando ainda por cima, temos as novas formas da Nordic Ware à espera para serem experimentadas tinha mesmo de haver bolo. Um bolo muito simples, enriquecido com creme de coco (ou chantilli de coco, como lhe queiram chamar) e ananás doce e delicioso, numa combinação que não tinha nada que enganar.

Um bolo simples mas vestido de festa e fresquinho para um fim de semana de Agosto, ainda de sabor a férias e verão!
Aqui fica.



Não se esqueçam: amanhã, dia 25 de Agosto, às 17h, apareçam no Centro Azul – Biblioteca da Praia de Pedrógão para uma conversa informal acerca de livros e comida. Conto com a vossa presença.

Ingredientes para a base de bolo:
1 ovo
50g de manteiga
175g de açúcar
250ml de leite
200g de farinha
raspa da casca de 1/2 limão
1 colher de chá de fermento

Cobertura:
1 lata de leite de coco fria (no frigorífico há pelo menos 24h)
1 colher de chá de essência de baunilha
ananás q.b.
hortelã q.b.

Preparação:

Numa taça coloque a manteiga amolecida e o ovo e bata com a batedeira até obter um creme esbranquiçado. Junte depois o açúcar e o leite e continue a bater até o açúcar estar dissolvido. Acrescente depois a farinha, o fermento e a raspa de limão e envolva até tudo estar incorporado.
Coloque esta mistura numa forma com cerca de 22cm de diâmetro sem buraco – tipo tarteira – previamente untada e polvilhada com farinha.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Retire e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar e deixe depois arrefecer completamente sobre uma grelha.
Prepare a cobertura de coco. Abra a lata e retire apenas a parte sólida que se encontra ao cimo da lata. Coloque numa taça, junte a essência de baunilha e bata com uma vara de arames até obter uma consistência cremosa. Disponha o creme de coco por cima do bolo já completamente arrefecido e por cima coloque o ananás em fatias fininhas e decore a gosto com as folhinhas de hortelã.
Guarde no frigorífico até servir.


Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>