.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Abóbora, Cenoura e Amêndoa


By colher-de-pau



Há uns tempos li algures, que as pessoas que fazem bolos, e cozinham para os outros são mais felizes. Não sei se isso será verdade, mas é um facto que a cozinha, para quem gosta, pode ser até bastante relaxante. Por aqui, e sempre que possível, faz-se um bolinho para o fim de semana. E desta vez, com um pouco de puré de abóbora que tinha sobrado, com cenouras que havia no frigorífico e umas sobra de doce de ovos de umas cornucópias do Atelier do Doce, fez-se um bolo de cenoura, abóbora e amêndoa, que ficou muito húmido e aromático. Um verdadeiro bolo Outonal, muito apreciado por todos os que o comeram.
Acabei por colocar a cobertura de doce de ovos para acabar uma sobra que tinha cá em casa, mas fica igualmente delicioso simples, ou para os mais gulosos, uma cobertura de chocolate.
Aqui fica a receita.

Ingredientes:

50g de farinha de espelta
150g de puré de abóbora assada
200g de cenoura crua
250g de amêndoa com pele
3 ovos
150g de açúcar mascavado
150g de manteiga
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de fermento

Doce de ovos para a cobertura (opcional)

Preparação:

No robot de cozinha junte o puré de abóbora, as cenouras em pedaços, a amêndoa e truture até obter uma consistência de migalhas grossas. Reserve.
Bata depois a manteiga com o açúcar e os ovos até ficar com umas mistura homogénea, e junte depois a mistura de amêndoa, cenoura e abóbora. Junte depois a farinha, a canela e o fermento e envolva bem.
Unte e polvilhe uma forma e verta a mistura. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Depois de frio cubra, se gostar, com o doce de ovos.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>