.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Ananás e Mirtilos


By colher-de-pau


Uma singela lata de ananás em calda andava perdida pela despensa desde o natal, quando me incumbiram de fazer uma entrada clássica de ananás com bacon… Ora eu, já tão pouco habituada a olhar para fruta enlatada peguei numa lata de ananás, tomando apenas em atenção que era ananás em sumo natural… Pois só ao chegar a casa reparei que o ananás já vinha partido em pedacinhos nada apropriados a serem envolvidos em bacon… No natal, o ananás com bacon virou tâmaras com bacon, e a lata lá ficou esquecida na despensa….
Mas, como sabem, volta e meia, lá há arrumação da despensa e a lata do ananás andava a incomodar-me. Portanto não descansei enquanto não descobri um bolo para a utilizar. Por coisas do acaso, descobri um bolo da Rita Nascimento (La Dolce Rita) no livro “Sobremess 5 5 5” perfeito para gastar a lata do ananás, exatamento no fim de semana em que ela esteve em Coimbra numa sessão de autógrafos dos seus livros. Uma feliz coincidência. E assim saiu o bolo de ananás da Rita e os livros devidamente autografados pela autora, tudo no mesmo fim de semana!!!



Ingredientes:
(receita original em “Sobremesas 5 5 5” – Rita Nasimento, página 96

1 lata pequena de ananás em pedaços
1 mão cheia de mirtilos congelados
240g de farinha
240g de açúcar
150g de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Junte depois os ovos e 50ml de calda do ananás e mexa bem para incorporar.
Adicione depois a farinha e o fermento envolvendo bem, assim como cerca de 1/3 do ananás da lata partido em pequenos pedaços. Envolva muito bem.
Unte uma forma com buraco com manteiga e polvilhe com farinha, e no fundo coloque o restante ananás previamente escorrido, assim como as mirtilos congelados. Verta sobre eles a massa e alise a superfície.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minuto.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme sobre uma grelha. Depois de totalmente arrefecido polvilhe com açúcar em pó.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>