.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Cenoura com Cobertura Cremosa de Chocolate


By colher-de-pau


Para os seus 3 anos, o António escolheu um bolo de cenoura. Tal como o Zé Maria definiu muito bem as suas escolhas: quero um bolo de cenoura para casa, e bolachinhas da mamã para levar para a escola. Foi assim que decidi fazer uma bolacha gigante para ele cantar os parabéns na escola, usando a receita das bolachinhas de aveia, amêndoa e chocolate (receita aqui: ) que tripliquei, formando a bolacha grande.
E depois foi fazer uma simples receita de bolo de cenoura no qual coloquei uma cobertura cremosa de chocolate. E assim foram os bolos do António.
E só porque eu adoro, e porque recebi imensas perguntas acerca disso, o Cake Topper lindo, com o nome do meu miúdo do meio foi feito pela Sara da Rock n Bake (podem seguir o trabalho dela aqui: https://www.instagram.com/rocknbakebysp/ )
E mesmo com o calor, como é sexta feira não deixa de ser dia de bolo. Este estava realmente delicioso, e mesmo sem cobertura fica muito bom, fofo e nada seco.
Espero que gostem! Bom fim de semana a todos!

Ingredientes:

250g de cenouras
4 ovos
100ml de óleo vegetal (usei óleo de grainha de uva prensado a frio. Também podem usar óleo de coco se preferirem)
250g de açúcar amarelo
200g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:
1 ovo
50g de açúcar
50g de manteiga
75g de chocolate em tablete

Preparação:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a cenoura descascada e cortada em pedaços, os ovos, o óleo, o açúcar e o fermento e triture até obter uma mistura homogénea. Junte depois a farinha e envolva com a colher de pau.
Divida a mistura por duas formas de 16cm de diâmetro (se for para um bolo “normal” use uma forma de chaminé) previamente untadas e polvilhadas, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Depois do bolo frio, prepare a cobertura.
Leve um tachinho ao lume com a manteiga e deixe derreter em lume brando. Junte depois o açúcar e o ovo inteiro e misture bem. Leve novamente ao lume, sem parar de mexer até engrossar. Retire do lume e acrescente o chocolate previamente partido em bocados. Deixe amolecer e misture bem até obter uma mistura cremosa. Deixe arrefecer uns 30 minutos.
Para montar o bolo, coloque metade do bolo no prato de servir e recheie com metade do creme de chocolate. Coloque o outro bolo por cima e cubra com o restante chocolate. Se fizer um bolo numa forma de chaminé, coloque o bolo no prato e cubra com a mistura de chocolate.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>