.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Chocolate com Creme de Manteiga e Baunilha


By colher-de-pau


Foi difícil escolher o bolo a fazer para o aniversário do Zé Maria. Para ele é ainda um bocado indiferente, pois ainda não chegou aquela idade em que pede um bolo temática, e porque como ainda não come bolo, também não sai se prefere bolo de iogurte, de chocolate ou limão.
Sendo assim, a escolha era minha. E acabou, mais uma vez por cair num simples bolo de chocolate que recheie e decorei com um creme de manteiga que “tingi” de verde para combinar com a vela com o número 2 – enorme – que escolhi para ele soprar.
Apesar de não fazer bolos perfeitos e irrepreensíveis, gosto de ser eu a fazer os bolos de aniversário cá de casa. E há um encanto diferente em fazer um bolo de aniversário de um filho – e eu faço questão de os fazer, pelo menos por enquanto.
Fica a receita do bolo que preparei para o aniversário do Zé Maria: um bolo muito simples de preparar e que apesar de tudo ficou muito amoroso!
E o Zé Maria adorou soprar as velas! Acho que foi mesmo a parte favorita de todo o aniversário. Soprou a vela umas 7 ou 8 vezes e estava sempre a pedir mais…. (Para o ano sopras as velas outra vez meu amor!)



Ingredientes para 1 bolo pequeno:
(Receita adaptada do blogue Migalha Doce – http://migalhadoce.com/category/receitas-recepies/bolos-cakes/page/2/)


165g de farinha
30g de manteiga, derretida
6 colher de sopa de chocolate em pó, de boa qualidade
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
200g de açúcar
1 ovo
120ml de leite
6 colheres de sopa de água quente


Creme de manteiga:
300g de manteiga, temperatura ambiente
150g de açúcar em pó
1 colher de chá de pasta de baunilha – podem usar essência
corante alimentar verde (opcional)
enfeites comestíveis à escolha


250g de morangos


Preparação:


Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC e prepare duas formas com cerca de 15cm de diametro, untando-as com manteiga e polvilhando com pouco de farinha.
Numa taça grande peneire a farinha, com o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio, uma pitada de sal e o açúcar.
Adicione depois o ovo, o leite, a manteiga previamente derretida e a água aos ingredientes secos. Envolva até ficar uma mistura macia e homogénea.
Divida a massa sobre as duas formas e leve ao forno por 30-35min ou até palito vir limpo. Deixe arrefecer por completo antes de barrar com o creme.
Para o creme bata a manteiga até ficar macia e esbranquiçada. Adicione depois o açúcar e volte a bater até ficar creme macio. Acrescente agora a pasta de baunilha e, se utilizar um pouco de corante alimentar para dar a cor desejada ao creme.
Para montar o bolo, divida os dois bolos em 4 camadas iguais – partindo cada um deles ao meio e barre cada camada de bolo com um pouco de creme de manteiga e coloque sobre o creme os morangos previamente cortados em rodelas finas.
Cubra o bolo todo à volta com mis creme e cubra também o topo, fazendo. se gostar pequenas decorações.
Decore a gosto com os enfeites comestíveis e coloque no frio até servir, retirando cerca de 1 hora antes.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>