.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Chocolate e Espelta


By colher-de-pau


Para finalizar a semana doce, e a pedido de muitas famílias, o bolo de chocolate que fiz para o Zé levar para a escola.
Andou a semana inteira a dizer-me que queria um bolo de chocolate para levar para a escola, e um bolo de banana para casa, e não lhe podia negar este pedido.
Os meus rapazinhos gostam de bolo e de bolachinhas que a mãe faz, e tenho tentado fazer melhores versões para eles. E o bolo que o Zé levou para cantar os parabéns com os amigos da escola, foi um bolo a pensar nisso mesmo, um bolo para ser comido pelos pequeninos, e adaptei a partir de uma receita de bolo de chocolate que faço há muitos anos. No fim ficou um bolo delicioso, e foi apreciado por todos os miúdos. O bolo de chocolate é, quase sempre, escolha acertada.
Aqui fica esta versão. E um bom fim de semana a todos.
Aproveito também para vos dizer, que se são utilizadores da Bimby, e da cookidoo (www.cookidoo.pt) podem encontrar uma colecção minha, com 13 receitas, disponível para descarregarem para as vossas Bimby. Espero que gostem tanto dessas receitas como eu, e também desta parceria com a Bimby, robot que demorou a conquistar-me, mas que agora faz parte das minhas rotinas semanais e é uma grande ajuda.

Ingredientes:

125g de manteiga
150g de chocolate com 74% cacau
160g de açúcar
100g de farinha de espelta
1colher chá de fermento em pó
6 ovos

50g de chocolate com 74% cacau + 1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Derreta o chocolate juntamente com a manteiga e reserve. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Misture-lhes o chocolate e a manteiga derretidas, a farinha previamente misturada com o fermento e as claras batidas em castelo mexendo sempre.
Coloque depois a mistura numa formo previamente untada e polvilhada e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35 minutos, ou até o bolo estar cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.
Prepare a cobertura derretendo as 50g chocolate com a colher de sopa de manteiga e verta-a sobre o bolo frio.
Decore depois a gosto.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>