.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Chocolate e Laranja Sanguínea


By colher-de-pau


Desde que vi que as laranjas sanguíneas estavam de volta ao cabaz de frutas e legumes, não resisti em as encomendar… Não que goste mais de as comer do que as laranjas “normais”, até porque as acho mais ácidas, mas porque são lindas de morrer, e são perfeitas para usar em sumos e sobremesas. Fiquei logo com vontade de as experimentar num bolo com chocolate, porque já se sabe que laranja e chocolate são sempre uma boa combinação.
E com a aproximação do fim de semana – e já se sabe – sempre com pessoas a passarem cá em casa, é a desculpa perfeita para fazer um bolo que se sabe que se vai partilhar com aqueles que se mais gosta.
Portanto, mesmo que não encontrem laranjas sanguíneas, aproveitam as convencionais e o fim de semana chuvoso e de frio e vão lá fazer um bolinho. E se quiserem vão até ao facebook e instagram e partilhem comigo, que eu gosto sempre de ver estas coisas!

Ingredientes:

125g de iogurte grego natural
200g de açúcar
250g de farinha
3 ovos
3 colheres de sobremesa de cacau em pó
160ml de óleo vegetal
1 colher de chá de fermento em pó

Para as laranjas:

2 laranjas sanguíneas (ou outras)
100ml de água
60g de açúcar amarelo

Preparação:

Comece por preparar as laranjas. Lave-as bem e corte-as em rodelas não muito finas – cerca de 1 cm. Leve um tacho ao lume com a água e o açúcar amarelo e deixe levantar fervura. Junte as rodelas de laranja, reduza para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 10 minutos até as laranjas estarem macias. Retire as rodelas de laranja e reduza o molho que ficou até ficar xaroposo. Reserve.
Para o bolo coloque todos os ingredientes no copo do robot de cozinha – ou numa taça e bata com a batedeira – e misture até estarem combinados. Não bata nem com muita velocidade nem muito tempo para que o bolo não fique enqueijado.
Coloque a mistura numa forma redonda com cerca de 22cm de diâmetro previamente untada e polvilhada com farinha. Por cima disponha as rodelas de laranja a seu gosto.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.
Retire cuidadosamente, deixe arrefecer uns minutos e desenforme depois e coloque numa grelha até arrefecer completamente.
Coloque depois no prato de servir e regue com a calda xaroposa de cozer as laranjas.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>