.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Iogurte, Limão e Baunilha com Cobertura de Iogurte


By colher-de-pau


O bolo de fim de semana que acabou por não ser feito no fim de semana, naquelas “alterações” de planos que nos fazem começar outra coisa qualquer, típico de quem está em casa e encontra sempre algo para fazer….
O António estava na sesta de depois de almoço e o Zé Maria a brincar, quando achei que era a hora ideal para ir para a cozinha fazer um bolo. No momento em que entro na cozinha, o Zé Maria vem atrás de mim a perguntar pelo pai que estava no andar de baixo. Vou com ele para baixo e descubro o Miguel a começar a organizar e arrumar o nosso armário da lavandaria. Um armário de “tralha”, que há muito que estava a necessitar de uma intervenção, mas que íamos adiando. Ora o bolo ficou sem efeito, porque acabei por me dedicar também a essa tarefa que acabou por demorar quase o resto da tarde…
Mas a ideia do bolo ficou, e foi só aproveitar o forno quente do jantar de segunda feira para colocar em prática o que tinha ficado pendente.
E assim saiu um bolo rápido e simples para ir comendo aos bocadinhos durante a semana.

E não se esqueçam do workshop no Porto, já esta sábado! . Nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, dia 16 de Setembro, Sábado, pelas 15h, e com o tema “Receitas Rápidas e Fáceis para Jantares em Família”. Para mais informações e inscrições: info@workshops-popup.com.

Ingredientes:

1 copo de iogurte natural (125g)
50ml de sumo de limão
1 colher de chá de pasta de baunilha (ou extrato de baunilha)
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
3 copos (do iogurte) de farinha
2 copos (do iogurte) de açúcar
1/2 copo (do iogurte) de óleo – usei óleo de coco, mas podem usar qq outro óleo vegetal ou manteiga amolecida

Cobertura de Iogurte:

100g de iogurte grego natural
1 colher de chá de pasta de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar em pó


Preparação:

Coloque no copo liquidificador (ou no robot de cozinha) os ovos, o sumo de limão, o iogurte, a pasta de baunilha, o açúcar, a farinha, o fermento e o óleo e misture numa velocidade baixa até obter uma mistura lisa e homogénea.
Coloque a mistura numa forma com buraco, previamente untada e polvilhada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozinhado. Retire, e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.
Entretanto prepare a cobertura de iogurte, misturando todos os ingredientes.
Depois de completamente arrefecido cubra o bolo com a cobertura de iogurte e, se gostar, coloque uns frutos vermelhos.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>