.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Iogurte, Limão e Tomilho Limão com Calda de Mel


By colher-de-pau


Em véspera de mini férias para nós, mas com o tempo ainda tão esquisito, (vamos lá ver se apanhamos um bocadinho de sol!!) deixo-vos uma receita de um bolo, que tanto serve para um feriado chuvoso, e para comer em casa enquanto se assiste a um filme no sofá, como para levar para um piquenique se o tempo ficar mais simpático.
A combinação de iogurte e limão e de tomilho e limão é vencedora em qualquer lugar.
Enquanto as nossas ervas aromáticas crescem a olhos vistos no jardim, vou aproveitnado-as assim, em bolos, sobremesas, saladas, bebidas e afins…
Desta vez um bolo para comemorar o feriado, o dia da criança, e até as mini férias, a quem, como eu vai aproveitar para mudar de ares!!

Bom feriado a todos!!

Ingredientes para o bolo:

125g de iogurte grego natural (1 copo de iogurte)
3x a medida do copo de iogurte de farinha sem fermento
3x a medida do copo de iogurte de açúcar (mal cheio)
200g de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos
1 colher de chá de fermento
1 limão
4 pés de tomilho limão

Ingredientes para a calda:

4 colheres de sopa de mel
2 limões grandes
4 pés de tomilho limão
100ml de água

Preparação:

Comece por fazer o bolo.
Numa taça coloque a manteiga, os ovos, o açúcar, a farinha, o fermento e o iogurte e bata bem, com a ajuda de um robot de cozinha ou batedeira até obter uma massa lisa e uniforme.
Acrescente depois a raspa do limão e as folhinhas de tomilho bem picadinhas e envolva bem.
Coloque a massa numa forma de chaminé previamente untada e polvilhada com farinha, e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 a 45 minutos.
Entretanto prepare a calda do bolo. Num tacho coloque o sumo e a casca do limão, os pés de tomilho limão, a água e o mel e acrescente misture bem, levando ao lume até ficar com um aspeto xaroposo. Retire, coe e deixe arrefecer um pouco.
Retire o bolo do forno e ainda quente, pique-o com um garfo e regue-o com 2/3 da calda preparada. Deixe-o depois arrefecer um pouco e desenforme-o para o prato de servir.
Regue depois com a restante calda, deixando embeber – ajuda ir picando com um palito para a calda se entranhar bem – e decore depois com raspa de limão e mais uma folhinhas de tomilho limão.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>