.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Limão


By colher-de-pau


Os limões que a Paulinha me deu ainda dão cartas cá em casa. E sendo o limão um dos meus sabores favoritos, era impossível não fazer um bolo de limão com eles.
Este bolo é realmente muito bom. Uma massa densa e compacta, mas não uma massa pesada, massuda. O bolo tem um sabor muito delicado a limão e é realmente perfeito para acompanhar um chá ou café.
A par do delicioso bolo de limão ainda se preparou também uma pavlova de limão – para o aniversário do pai – recheada com curd de limão e natas batidos, com um pouco mais de raspa de limão por cima – que fez as delícias de todos.
Ainda há muitos limões por aqui, e ainda se procuram outras formas criativas de os utilizar.
Para já deixo-vos a receita deste delicioso bolo de limão – depois de muitos pedidos ao verem as fotos do bolo no instagram!
Hoje acho que vou fazer um bolo de banana e manteiga de amendoim!
Bom fim de semana.


Ingredientes:
(adaptado de uma receita da Martha Stewart)


150g de manteiga
3 chávenas(cups) de farinha
2 chávenas (cups) de açúcar
5 ovos
3/4 de chávena de leite magro
raspa da casca de 2 limões
1/3 de chávena de sumo de limão (aproximadamente 2 limões)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento em pó


Para o glacê:
1 chávena de açúcar em pó
cerca de 3 ou 4 colheres de sopa de sumo de limão


Preparação:


Numa taça pequena coloque o leite e junte o sumo e a raspa de limão. Deixe repousar cerca de 10 minutos até o leite começara talhar.
Misture depois numa outra taça a farinha com o fermento e bicarbonato de sódio.
Com a ajuda de uma batedeira bata a manteiga com o açúcar até ficar uma mistura cremosa e homogénea. Junte depois os ovos, um a um, e apenas adicionando outro ovo depois de o anterior estar bem incorporado na mistura.
Ainda com a batedeira adicione a farinha e a mistura de leite e limão, alienadamente, batendo até ficar cremoso, mas sem bater demasiado.
Coloque depois a mistura numa forma redonda com buraco (forma de chaminé) grande, previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe depois arrefecer uns minutos na forma e desenforme-o deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Prepare repoiso glacê, misturando o sumo de limão com o açúcar em pó. Verta depois sobre o bolo já completamente frio e, se gostar decore com um pouco mais de raspa de limão.
Deixe o glacê secar cerca de 30 minutos.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>