.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de maçã fatiada com nozes


By noreply@blogger.com (Maria João Barbeitos)

Cá estou hoje novamente após outra longa ausência. E mais outra receita com maçã… three on the road! Mas bom, quanto a mim, receitas com maçã são sempre bem-vindas, especialmente enquanto ainda vai sabendo bem ter o forno aceso… Mas finalmente o sol espreita e já apetece ficar tipo osga a aquecer colada a uma parede… Eu sei (e este ano não me atrevo a reclamar!!!) que a chuva nos faz tanta falta, mas tenho saudades dos dias amenos, de céu azul, de cores vivas e de não precisar de acender as luzes de casa às seis da tarde. Tenho saudades disso e de tantas outras coisas. De ter tempo… não sei o que tem acontecido, mas não consigo ter tempo para nada. Nada mesmo! As rotinas e os problemas têm-se embrulhado uns nos outros e estou cansada. E o cansaço tira-me a vontade de tudo. As miúdas quanto mais velhas, mais trabalho dão, por incrível que isso pareça. Também são já quase 15 anos de maternidade acumulada, sem folgas, em dose dupla, com tudo o que isso tem de bom… mas também de difícil. Repetiria tudo outra vez, sem qualquer ponta de dúvida ou incerteza… mas bolas, estou cansada! Já estou com saudades do sossego das fraldas e das ranhocas no nariz, das birras e das sestas da tarde, do levar a casa atrás para sair de casa……… era tudo tão mais fácil nessa altura! Mas para chegar aqui, também já passei por lá… e sei que se para nós pais não é fácil, para elas também os dias são uma montanha russa emocional. Vamos sobreviver! Vou-me deixar de conversas e deixar a receita……….

2 maçãs (de qualquer qualidade)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela
1 Cálice de Vinho do Porto
200 g de margarina amolecida
200 g de açúcar
4 ovos
200 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Nozes picadas q.b.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco (22-24) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Descasca-se e corta-se em fatias finas a maçã. Coloca-se num recipiente com o açúcar, a canela e o vinho do Porto. Reservar enquanto se prepara a restante massa.

Começar por bater a margarina até obter um creme. Juntar o açúcar e os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Por último adiciona-se a farinha e o fermento batendo apenas até envolver. Deita-se a massa na forma preparada. Distribuem-se as fatias de maçã pela massa, sem cobrir completamente. Salpicar com nozes picadas e um pouco de canela. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 35 minutos ou até o bolo estar cozido. Retirar do forno, aguardar 3 ou 4 minutos e desenformar.

Bom apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>