.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de maçã picada com crumble de corn flakes


By noreply@blogger.com (Maria João Barbeitos)

Pode parecer um grande disparate aquilo que vou escrever, mas é a mais pura das realidades. Não sei se já vos tinha dito que agora tenho uma cadela. Adotamos uma rafeira linda! Tinha cerca de 3 meses quando a fomos buscar e deu uma primeira noite péssima lá em casa. Deixamo-la fechada na cozinha e passou a noite inteira a ganir e a ladrar, qual bebé abandonado, e eu, qual mãe preocupada, passei a noite a levantar-me para ir consolá-la. No dia seguinte, na primeira visita à veterinária ela explicou-nos que a separação dos irmãos e da mãe a deixava assustada e que deixar a luz acesa na cozinha não seria o suficiente. Aconselhou-nos a colocar a caminha dela no nosso quarto, porque bastava sentir a nossa presença (disse inclusivamente que sentiria o bater do nosso coração) para ficar mais calma. E assim foi. A cama no nosso quarto e uma noite santa! Desde essa altura dorme sempre no mesmo sítio. Nunca nos acordou nem nunca tentou subir para a cama. Espera pacientemente que nos levantemos e só aí começa o dia. Até há pouco tempo… agora que já tem quase um ano e meio resolveu declarar alguma independência e prefere ficar na sala. Confesso que nos primeiros dias tive saudades de a sentir por ali. Agora vai intercalando entre noites na sala e no quarto. Mas bom, isto tudo para chegar onde queria. Quando ela dorme na sala, também espera que nos levantemos. E normalmente tem sempre uma dose de mimo preparada para dar e receber. Mas acontece um fenómeno. Quando ela dorme na sala e eu lhe vou dar a sessão de mimo da manhã a cadela cheira-me sempre (leia-se sempre!!!!!) a leite morno com corn flakes! Não me perguntem porquê… mas é a mais pura das verdades! E esse cheiro foi entrando no meu subconsciente e foi-se instalando. Por isso, no outro dia no supermercado, ao passar no corredor dos cereais não resisti a trazer uma embalagem de corn flakes! Meio kg de corn flakes… ora, como é uma coisa que basicamente não comemos lá em casa, tive que arranjar forma de me ir despachando deles. Além dos célebres panados com corn flakes, dos biscoitos com corn flakes, resolvi fazer um bolo simples com crumble de corn flakes. Experimentem que vão gostar!

3 maças picadas ou partidas em pedaços pequenos
4 ovos
180g de açúcar
50 g de mel
150g de margarina vegetal amolecida
1 iogurte natural
330g de farinha
1 colher de sopa de feremnto

Para o crumble
1 chávena de chá de corn flakes
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de margarina ligeiramente amolecida

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Juntar todos os ingredientes do crumble numa taça e misturar com a mão, com alguma pressão para partir os corn flakes. Reservar.

Descascar as maçãs e picar com uma faca ou com a ajuda de um robot de cozinha. Reservar.

Bater os ovos juntamente com o açúcar durante 2 ou 3 minutos. Acrescentar o mel, a margarina amolecida e o iogurte natural e bater novamente. Por último juntar a farinha e o fermento e misturar até estarem integrados.

Colocar a massa na forma reservada. Cobrir toda a superfície com o preparado de crumble. Levar ao forno cerca de 45 minutos ou até estar cozido. Retirar do forno e desenformar com cuidado (para não desmancharem o crumble – as migalhas que caírem voltem a pôr por cima!).

Bom apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>