.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo de Milho do Chef Kiko


By colher-de-pau


Não sei se isto também vos acontece, mas comigo é quase sempre assim. De cada vez que vejo uma receita que me interessa – seja num livro ou numa revista, ou até mesmo apenas uma sugestão que apanhei de um restaurante ou até de uma conversa entre pessoas que gostam de comer e cozinhar - anoto num pequeno caderno. Quando estou a pensar nas ementas semanais, num jantar para amigos, ou simplesmente no bolo que quero fazer para a semana, vou procurar nas minhas notas que ideias anda por lá e ainda não foram testadas. Foi assim, entre inúmeras notas e apontamentos, que fui dar com a recomendação para mim mesma de fazer o bolo de milho do livro jantaradas do Kiko Martins.
E assim, lá saiu o bolo de milho, que é um bolo muito simples, pouco doce até, perfeito para ser comido com um pouco de queijo e compota caseira, e ideal para aquelas mesas de partilha e petiscos que eu tanto gosto.
Deixo-vos a sugestão para este fim de semana.

Ingredientes:
(in “Jantaradas” Chef Kiko Martins, página 50)

180ml de leite
150g de açúcar
45g de manteiga
185g de farinha de milho
3 ovos
30g de farinha de trigo
1 colher de café de fermento

Preparação:

Junte o leite, a manteiga e o açúcar num tacho e leve ao lume até tudo estar dissolvido. Junte depois a farinha de milho e misture bem, e deixe cozinhar durante cerca de 3 minutos em lume médio, mexendo de vez em quando para não agarrar.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Misture depois os ovos e por último a farinha de trigo e o fermento, envolvendo bem.
Coloque depois numa forma de bolo inglês previamnete untada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Acompanhe com um bom queijo e um pouco de compota caseira ou marmelada ou goiabada.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>