.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Bolo Simples de Banana e Aveia


By colher-de-pau


Tarde chuvosa de sábado aqui em Coimbra. O mais pequeno vai fazer a sesta e o mais crescido chega-se ao pé de mim, com uma banana na mão, e pede para fazer um bolo de banana.
Vamos para a cozinha. Antes disso numa breve pesquisa, descubro um bolo da Susana de banana e aveia que me parece perfeito.
Fazemos o bolo num instante, com o Zé a ajudar a partir ovos, a misturar ingredientes, a ajudar a pesar. O bolo vai para o forno e começa a impaciência de quem quer logo comer uma fatia…. Vai chamar-me a dizer que cheira tão bem na cozinha que o bolo já tem de estar pronto.
Distrai-se com os desenhos animados. O bolo fica finalmente pronto, mas é preciso arrefecer. Vai de minuto em minuto à cozinha ver se o bolo já está frio. Coloca a mão pequenina por cima para lhe sentir o calor e diz que já está frio.
O pai corta-lhe a primeira fatia que come com um sorriso malandro e com ar de satisfação dizendo que está delicioso. Depois pede tosta com manteiga e fica a brincar com os carros….
Ao final do dia chegam os amigos de sempre para jantar. E come-se quase o resto do bolo à sobremesa. Ficam duas ou três fatias que chegaram para a foto… E entretanto lá se foi o bolo.
E com bolo se começa uma segunda feira doce.


Ingredientes:

1 banana
1 iogurte
180g de açúcar amarelo
70g de óleo de girassol
3 ovos
½ colher chá de gengibre em pó
160g de farinha de trigo sem fermento
40g de flocos de aveia
1 colher chá de fermento
½ colher chá de bicarbonato de sódio

Preparação:

No liquidificador coloque a banana descascada, o iogurte, o açúcar, o óleo, os ovos e o gengibre. Bata até obter uma massa homogénea. Coloque depois numa taça e misture bem a farinha, a aveia o fermento e o bicarbonato.
Deite depois a massa numa forma untada e com buraco e leve a cozer no forno previamente aquecido a 180ºC durante aproximadamente 30 min, até que ao espetar um palito este saia seco.
Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>