.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Borrego Estufado com Hortelã com Puré de Abóbora e Creme de Espinafres


By colher-de-pau


Este tempo de Outono chama a refeições de conforto. Borrego estufado é para mim uma receita de conforto. O puré de abóbora é um novo habitual cá de casa. Gostamos bastante, e agora que as abóboras estão em força nos mercados, é uma maneira alternativa de as usar, e dar colorido aos nossos pratos. E outra forma da a cozinhar, sem ser sempre na sopa ou em compotas.
Desde que coloquei a receita nas stories do instagram (https://www.instagram.com/joanacostaroque/) que me têm pedido a receita, pelo que achei que era melhor partilhar aqui, juntamente com o borrego que acompanhou.
Espero que gostem desta sugestão.

Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa

Lisboa – 1 de Dezembro – 11h30 Workshops Pop – Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com

Porto – 15 de Dezembro – 15h Workshops Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Ingredientes para 4 pessoas:

600g de borrego cortado em pedaços
sal e pimenta q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 pernada de hortelã fresca
200ml de vinho branco ou água

Puré de abóbora:
600g de abóbora hokkaido ou butternut
2 colheres de sopa bem cheias de leite de coco (de lata)
1 pitada de noz moscada

Creme de Espinafres:
300g de espinafres congelados
sal e pimenta q.b.
alho em pó q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar o borrego. Pique a cebola e os dentes de alho finamente e leve ao lume num tacho com um pouco de azeite deixando a cebola começar a dourar. Junte depois o borrego, envolva bem e deixe cozinhar 5 minutos. Tempere depois de sal e pimenta, junte a água ou o vinho branco e a hortelã. Deixe levantar fervura, tape o tacho, reduza para o mínimo e deixe cozinhar até o borrego estar macio. (Se tiver necessidade, junte um pouco mais de vinho ou água ao longo da cozedura!)
Entretanto prepare o puré de abóbora. Corte a abóbora em fatias ou ao meio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a abóbora estar macia. Retire, coloque no copo da varinha mágia ou no robot de cozinha, junte o leite de coco e um pouco de noz moscada e triture até obter um puré cremoso. (Não é necessário sal, e no caso de usar abóbora hokkaido ou butternut, pode triturar também a casca!)
Para o creme de espinafres, coloque num tacho os espinafres congelados, tempere de sal, pimenta e com o alho em pó e regue com um fio de azeite. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando até os espinafres estarem macios, Triture bem com a ajuda de um robot de cozinha ou com a varinha mágica e retifique os temperos.
(Nota: Tanto o puré de abóbora como o creme de espinafres, pode ser preparado com antecedência e guardado no frigorífico alguns dias em caixas herméticas)
Sirva o borrego com o puré de abóbora e o creme de espinafres.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>