.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Carbonara de Frango e Ervilhas com Tagliatelle


By colher-de-pau


Demorei algum tempo até acertar e fazer uma carbonara decente. Primeiro tive de aprender que a verdadeira carbonara não leve natas, mas apenas ovos. Depois tive de perceber que os ovos e o queijo cozem apenas com o calor residual do tacho e dos ingredientes, e que depois de juntarmos os ovos, o tacho deve estar fora do lume ou ficamos com ovos mexidos. E finalmente a importância de juntar um pouco da água da cozedura da massa para um molho realmente cremoso e espesso. E a diferença que faz nas massas juntarmos um pouco da água da cozedura das mesmas ao molho.
Depois de aprender estes pequenos truques, através de muita tentativa e erro, a carbonara passou a ser um prato que dificilmente sai mal, e que desenrasca uma refeição em pouco tempo. Cá em casa passou a ser uma coisa para aqueles dias em que há pouca vontade de cozinhar e poucos ingredientes disponíveis.
Deixo-vos as “minhas” dicas! Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:

350g de tagliatelle (ou ninhos)
400g de peito de frango
150g de ervilhas congeladas
2 ovos
100g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 dente de alho

Preparação:

Leve um tacho ao lume com água e sal e deixe levantar fervura, Junte depois a massa e as ervilhas e deixe cozinhar até que foquem al dente.
Entretanto corte o peito de frango em cubinhos pequenos e lamine os dentes de alho. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, junte os cubinhos de frango e os dentes de alho e tempere de sal e pimenta. Deixe saltear até o frango estar cozinhado e reserve.
Bata os dois ovos com um pouco de sal e pimenta e acrescente o queijo ralado.
Assim que a massa esteja cozinhada escorra-a bem – guardando um pouco de água da cozedura, cerca de 50ml – e coloque-a de novo na panela quente. Junte o frango e envolva bem.
Com a mistura bem quente, dentro do tacho quente, mas com o lume desligado, acrescente a mistura de ovos e queijo e a água da cozedura reservada e envolva bem durante uns minutos. O calor residual da massa e do tacho serão suficientes para criar um molho cremoso e cozinhar suficientemente os ovos.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>