.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Caril de Peixe com Couve Flor e Espinafres


By colher-de-pau


Nem só de festa se vive cá em casa, apesar desta última semana, entre o aniversário do mais do filho mais velho e do filho do meio. Ao mesmo tempo das festas e dos jantares de família e dos bolos de aniversário, as nossas rotinas continuam e as nossas refeições habituais também.
Mais um caril desta vez. Menos cremoso, propositadamente, assim para se comer à colher, quase como uma sopa de caril, peixe e legumes, mas que estava realmente deliciosa.
Perguntam-me imensas vezes que peixe uso para estas receitas, quando me refiro a peixe branco e carnudo. Cá em casa a par com o peixe fresco, também comemos muito peixe congelado – sei que há quem não goste, e que ache que tem um sabor diferente. Pessoalmente acho bom, uma excelente relação qualidade/preço e uma forma de se variar nos peixes que consumimos. Para este género de pratos, caril, estufados, moquecas…. gosto muito de tintureira (um peixe da família do tubarão e do cação) que é carnudo, não se desfaz, e praticamente não tem espinhas, o que é perfeito para esquisitos e miúdos pequenos e miúdos pequenos esquisitos. Também resulta bem com lombinhos ou mimos de pescada e tamboril, por exemplo.
Compro muitas vezes tintureira – congelada. Assim como asas de raia, já sem pele e prontas a cozinhar, óptimas para os miúdos, filetes e lombos de pescada, entre outras coisas.
Desta vez a tintureira foi parar ao caril com legumes!

Tema: Receitas Rápidas e Deliciosas para o Final do Verão

Porto – 29 de Setembro – 15h Worshop Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com

Ovar – 30 De Setembro – 10h Colher de Chá – Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 4 pessoas:

125g de espinafres frescos
1 cebola
1 pedacinho de 2cm de gengibre fresco
2 dentes de alho
1 couve flor pequena
1 pimento vermelho
800g de peixe branco e carnudo cortado em cubos grandes
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa bem cheia de pó de caril
300ml de leite de coco (de lata)
1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite

Preparação:

Pique a cebola com os dentes de alho e o gengibre descascado até obter uma pasta. Leve um tacho ao lume com o óleo de coco e junte a pasta de cebola. alho e gengibre e deixe fritar. Junte o pó de caril e deixe cozinhar um pouco.
Corte o pimento em cubinhos e separe a couve flor em floretes. Junte ao preparado no tacho e acrescente um copo de água. Tempere de sal e deixe cozinhar até a couve flor querer começar a ficar macia. Junte depois o peixe em cubos e acrescente o leite de coco. Deixe cozinhar em lume brando até o peixe estar macio e a couve flor cozinhada. Retifique de sal e junte os espinafres, mexendo até que murchem.
Sirva de imediato, com arroz, ou simples, para comer à colher.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>