.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Caril Lento de Vaca


By colher-de-pau


O fim de semana que passou veio com chuva, e a vontade de andar de volta dos tachos e das panelas, parece que é reforçada por dias cinzentos.
Aproveita-se a sesta das crianças para fazer o gosto ao dedo. Marmelada de maçã, uma maravilhosa geleia de maça com vinho do Porto que partilharei ainda esta semana, bolachinhas, um bolo, pão, sopa e aproveitei ainda para adiantar a preparação de algumas refeições da semana, para além dos jantares e dos almoços do fim de semana.
Agora, sozinha em casa com duas crianças pequenas, a preparação e a organização das ementas semanais é ainda mais importante, porque os meus horários são ainda geridos pelo ritmo de um recém nascido e de um Zé Maria com dois anos muito ativos.
Mas tudo é possível e para já tem sido relativamente fácil conciliar as tarefas normais com as prioridades deles.
Mas o fim de semana já lá vai e a semana está a começar. A sugestão é um caril aromático para iniciar da melhor maneira.


Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de Delicious, setembro de 2015, página 26)


2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 cebola
4 dentes de alho
1 pau de canela
piri-piri moído a gosto
3 vagens de cardamomo
1/2 colher de chá de pimenta em grão
1/2 colher de chá de cravinho em pó
400g de carne de vaca para estufar cortada em cubinhos
200g de tomate pelado
1/2 colher de sopa de pó de caril
1/2 colher de sopa de coentros em pó
1/2 colher de sopa de garam masala
sal q.b.


Preparação:


Pique a cebola e esmague os dentes de alho numa pasta.
Leve um tacho ao lume e aqueça o óleo vegetal. Acrescente a cebola e deixe cozinhar em lume brando até começarem a caramelizar. Acrescente os dentes de alho em pasta, o pau de canela, o piri piri, as vagens de cardamomo esmagadas, a pimenta em grão e o cravinho. Acrescente cerca de 50 ml de água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, cerca de 2 minutos.
Tempere a carne com um pouco de sal e acrescente-a à mistura de especiarias na panela. Envolva bem a carne e deixe cozinhar em lume muito brando cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente depois o tomate pelado em pedaços, o pó de caril, os coentros em pó, e a garam masala, juntamente com 250ml de água.
Tempere com sal e tape o tacho deixando a carne cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos.
Destape o tacho e deixe cozinhar cerca de 1 hora até a carne estar praticamente a desfazer-se.
Sirva com arroz basmati.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>