.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Carne Assada no Tacho com Molho de Legumes


By colher-de-pau


Lembro-me desta panela na casa antiga dos meus pais. A cor laranja atraía o olhar nas prateleiras de cima da despensa. A minha mãe nunca a usava e, quando já curiosa de coisas de cozinha lhe perguntei para que servia, dizia-me que era uma panela de arroz que lhe tinham dado quando se casou, mas que nunca a tinha usado. A dita panela não me suscitava nenhuma curiosidade.
Os anos passaram e já tinha eu a minha casa, e os meus pais já tinham trocado de casa, quando intrigada pela panela ela veio parar a minha casa ainda com o respetivo livro de instruções. Lembro-me de já ter tido lido algumas coisas sobre panelas de cozedura lenta em sites inglesas, mas principalmente americanos, e creio que fiz uma ou dias receitas com ela, mas sem grande entusiasmo. Continuou guardada, agora na minha cozinha e entretanto troquei de casa.
Mas as panelas de cozedura lenta entram agora devagar no nosso país. Há à vendas a preços simpáticos em várias lojas (como o Aldi, o Lidl e até na Worten). Pesquisei bem e melhor e comecei a perceber as suas potencialidades e a usar a minha com mais frequência.
É realmente perfeita para cortes de carne mais económicos – carne de vaca de cozer e estufar – e para deixar a carne super macia e suculenta. Há até quem faça papas de aveia durante a noite, coza polvo e faça feijoadas…. Gasta muito pouco, apesar de demorar um mínimo de 12 horas a cozinhar em slow, e 6 a 8 horas em high.
Por aqui tenho usado principalmente para carne de vaca, mas tem mesmo muitas potencialidades.
A receita que partilho hoje foi preparada na minha slowcooker velhinha (tem 40 anos!) mas, podem adaptar a receita com um tacho com tampa e o forno.

Calendário de Workshops:

Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com – ESGOTADO

Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com


Ingredientes para 4 pessoas:

1 peça de carne de vaca para estufar com cerca de 800g
sal e pimenta q.b.
1 alho francês
1/4 pimento vermelho
2 cenouras pequenas
azeite q.b.

Preparação:

Comece por preparar os legumes. Descasque e corte as cenouras em rodelas. Corte o alho francês também em rodelas e lave-o bem para retirar todas as impurezas. Corte o pimento em cubinhos.
Coloque todos os legumes na slowcooker (não não tiver uma slowcooker use um tacho grande e pesado e que tenha tampa!) e tempere com uma pitada de sal e pimneta. Reserve.
Tempere depois a carne com sal e pimenta e coloque-a numa frigideira quente com um pouco de azeite, deixando-a selar bem de todos os lados.
Coloque a carne na slowcooker – ou no tacho com os legumes – e cubra com um pouco de água – até sensivelmente meio da carne. Tape o tacho.
Se usar a slowcooker, coloque-a em low e deixe cozinhar cerca de 8 horas. Se usar o tacho normal, coloque-o com tampa no forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 4 horas ou até a carne estar macias.
Ao fim desse tempo retire a carne. Com o molho de legumes formado triture-o com a ajuda de uma varinha mágica e retifique de sal e pimenta.
Sirva a carne em fatias com o molho de legumes, puré e grelos salteados.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>