.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Cheesecake de Mascarpone e Baunilha com Base de Frutos Secos


By colher-de-pau


É comum, principalmente em receitas ligadas ao mundo vegetariano e vegan, ver receitas de cheesecakes em que a base é uma mistura de frutos secos com tâmaras, figos ou passas a adoçar e a ajudar a unir a base. Nunca tinha experimentado – cá em casa os cheesecakes fazem-se normalmente com base de bolacha maria – mas andava curiosa.
O facto de ter necessidade de gastar uns queijos que cá tinha em casa levou-me a querer fazer um cheesecake, e o facto de não ter bolacha maria levou-me finalmente a experimentar as bases de frutos secos.
A combinação não podia ter corrido melhor. Fica realmente saboroso e contraste bem com o recheio e percebe-se porque tem tido tanto sucesso em substituição da tradicional base de bolacha.
E assim, se fez uma sobremesa para aproveitar as sobras do mascarpone e do queijo creme que tinham sobrado de um workshop.
E como se espera calor para o fim de semana, aqui fica a sugestão!

Ingredientes para 6 pessoas:

Base:
75g de amêndoas (usei com pele)
75g de avelãs
75g de sementes de girassol
75g de figos secos

Recheio:
150g de queijo mascarpone
150g de queijo creme (ou quark)
3 collheres de sopa de mel (mal cheias)
1 colher de chá de essência de baunilha

Decoração:
Framboesas e folhas de manjericão

Preparação:

Comece por preparar a base. No robot de cozinha coloque as amêndoas, avelãs, sementes de girassol e os figos e triture bem até obter umas migalhas finas. Coloque esta mistura no fundo de uma tarteira pequena – ou 6 individuais e pressione bem, de modo a formar a base. Coloque no frigorífico.
Misture depois o mascarpone com o queijo creme, o mel e a baunilha até ficar com uma mistura homogénea e coloque sobre a base anteriormente preparada.
Leve ao frigorífico pelo durante algumas horas, de preferência de um dia para o outro.
Antes de servir desenforme o cheesecake e decore a gosto com as framboesas e as folhas de menjericão.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>