.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Coelho no Tacho com Legumes e Batatinhas


By colher-de-pau


Cá em casa (e na casa dos meus avós e dos meus pais), sempre se comeu carne de coelho. Ainda me lembro dos coelhos pequeninos que a minha avó Celeste colocava no chapéu para nós podermos fazer festinhas e andar com eles ao colo. (Nunca me fez “confusão” brincarmos e gostarmos dos animais que mais tarde sabíamos que nos iam calhar ao prato. É uma questão cultural.) E a minha receita preferida de carne de coelho é sem dúvida coelho frito com arroz de forno (feito com os miúdos), receita que podem encontrar nos arquivos do blogue
Na gastronomia portuguesa a carne de coelho está bem presente, em receitas tradicionais, mas nota-se, actualmente, que o seu consumo não é regular, se compararmos com o porco, frango ou carne de vaca, cabrito ou borrego.
Talvez por isso, e porque o consumo de carne de coelho já conheceu melhores dias, há uma campanha europeia para incentivar o seu consumo. E nesse âmbito, e em parceria com a ASPOC, preparei uma receita de coelho que tanto nós como os miúdos gostámos bastante. Aqui fica.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 coelho partido em pedaços
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 cebola
3 dentes de alho
1 pimento pequeno vermelho
1 tomate grande maduro
150ml de vinho branco
200g de cogumelos marrons
150g de azeitonas verdes descaroçadas
500g de batatinhas novas descascadas
cebolinho fresco q.b.

Preparação:

Tempere o coelho com um pouco de sal. Leve uma caçarola ao lume com um fundo de azeite e deixe aquecer. Junte o coelho e deixe ganhar cor de ambos os lados. Junte depois a cebola picada e os dentes de alho também picados e envolve bem deixando a cebola começar a ganhar cor. Junte depois o tomate partido em pedaços, o pimento em tirinhas e tempere com um pouco de sal e pimenta. Junte o vinho branco e deixe cozinhar, tapado, em lume brando cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo junte os cogumelos cortados, batatinhas e as azeitonas, retifique os temperos e deixe cozinhar tapado mais 30 minutos, ou até as batatas e o coelho estarem macios e o molho espesso e apurado.
Mesmo antes de servir polvilhe com o cebolinho picado.
Acompanhe com uma salada verde ou feijão verde cozido.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>