.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Cookies Diferentes em 8 Minutos


By colher-de-pau


A primeira vez que preparei estas bolachas foi por altura do Natal. Fiz como um mimo para os miúdos e chamaram-me à atenção por serem diferentes nos ingredientes usados, e fiquei curiosa por esta versão. Os miúdos que não costumam comer deste tipo de bolachas gostaram muito. E é sempre preferível oferecer este tipo de coisas – bolos, bolachas e afins – feitos em casa, com ingredientes que conhecemos, do que os muito processados e de compra.
Fiquei com pena de não as ter fotografado – a azáfama na altura foi muita – e de as poder partilhar com quem tem interesse em experimentar receitas com ingredientes menos comuns, ou de regimes alimentares diferentes, ou que apenas querem outras escolhas para si e para os seus.
Voltei a fazê-las na semana que passou. Desta vez com direito a foto, e mais uma vez muito bem recebidas pelos meus rapazinhos. O Zé Maria até pediu para levar para as “professoras”, porque a mamã tinha feito umas bolachas muito boas….
A receita é da Joana Moura, com quem tenho aprendido imensas coisas, que me tem ajudado a olhar para algumas escolhas alimentares de outra forma e a mudar alguns aspetos da minha (nossa) alimentação com, acredito eu, benefícios para todos.
Fica a receita dela!

Ingredientes para cerca de 12 bolachas:

6 colheres de sopa de manteiga amolecida
6 colheres de sopa de açúcar de coco
1 colher de sopa de essencia de baunilha
1 ovo
12 colheres de sopa de farinha de fubá de mandioca (farinha de mandioca fina – diferente da que usamos para fazer farofa! É muito mais fina – e não é polvilho!)
1 colher de sopa de linhaça em pó
1/2 colher de chá de flor de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
75g de chocolate com 80% cacau partido em pequenos pedaços

Preparação:

Numa taça misturar a manteiga com o açúcar de coco. Juntar depois a baunilha e o ovo e misturar bem. Adicionar a farinha de fubá de mandioca, a linhaça, a flor de sal e o bicarbonato.
Finalmente juntar os pedacinhos de chocolate.
Colocar colheradas desta mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal, espalmando um pouco as bolachas.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 8 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha.
Coma depois de frias.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>