.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Coxas de Pato Assado com Laranja e Molho de Soja


By colher-de-pau


Duas semanas de Maria Benedita. E estamos a aprender a viver a 5. Aos poucos já há métodos e rotinas que funcionam para nós. As manhãs ainda são um bocado desorganizadas, e ainda não fiquei sozinha com os 3, uma vez que o mais velho tem ido para o Jardim de Infância com o pai, mas só eu, o António e ela, tem funcionado bem e sem grandes alteração na nossa habitual rotina. As tardes já começam a ser pacíficas, e o final do dia, o jantar, a hora do banho e o deitar não teve grandes alterações ao que já fazíamos.
Muito ajudou chegar a casa e ter refeições semi preparadas ou mesmo prontas, e ter alguma organização e tentar implementar rotinas – ou não alterar muito as já existentes. E não querer nada perfeito, porque a perfeição não existe. Existem dias melhores e mais fáceis e dias piores, com mais birras e outras coisas do género. Mas estamos muito bem nesta aprendizagem de uma família de 5.
Quanto à cozinha… vai andando. A arca já está quase vazia das refeições que deixei adiantadas e semi preparadas, mas também me sinto cada vez mais à vontade em ir entrando na “culinária de todos os dias”, e tenho já cozinhado algumas coisas. Os miúdos continuam a pedir quase todos os dias panquecas e crepes e coisas do género e tenho testado e experimentado muitas receitas novas e diferentes.
E entretanto, para usar umas belas coxas de pato caseiro fiz um assado de domingo. Uma receita simples mas saborosa, que me trouxe também a rotina trivial dos assados ao domingo. Acredito que daqui a pouco tudo será novamente “o normal”.

Ingredientes para 4 pessoas:

2 coxas de pato (pato caseiro coxas enormes – cerca de 1kg)
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1 laranja
2 colheres de sopa de molho de soja
12 batatinhas tipo primor

Preparação:

Coloque as coxas de pato inteiras num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e tempere-as com sal, pimenta e a folha de louro. Regue com o sumo de laranja (pode colocar depois a laranja espremida no tabuleiro do pato) e o molho de soja. Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 2h, 2h30 até o pato estar cozinhado e pele bem tostada.
Entretanto lave bem as batatas e leve-as a cozer em água temperada de sal. Assim que estiverem macias retire-as do lume e corte-as ao meio juntando-as ao tabuleiro onde está o pato para que tostem ligeiramente – coloquei as batatas nos últimos 25 minutos de assar o pato.
Sirva depois o pato assado com as batatas e um esparregado de espinafres.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>