.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Crepes de Legumes


By colher-de-pau


Não são exatamente iguais aos crepes que se comem nos restaurantes chineses, mas devo dizer-vos que não ficam atrás. A massa apesar de diferente é também leve e chocante por causa da farinha de arroz. Os legumes são mais variados – mas podem usar qualquer outra combinação a vosso gosto.
No fim, o que compõe tudo é um pouco de molho agridoce. Por aqui também se prepara o molho, que tenho sempre em casa, no frigorífico e que aguenta assim vários meses.
E estes simples crepes de legumes foram o nosso jantar numa destas “meatless mondays”.
E vocês, já aderiram a refeições sem carne ou peixe? O que costumam fazer? Quais as vossas receitas favoritas?
Se não costumam fazer refeições sem carne ou peixe, esta parece-me um excelente ponto de partida!


Ingredientes para 8 crepes:


Massa:
80g de farinha de arroz (também podem usar farinha de milho)
200ml de água
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga derretida
sal e pimenta q.b.


Recheio:


200g de couve lombarda em juliana
100g de cenoura em juliana
1 alho francês
80g de cogumelos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.


Preparação:


Para a massa misture a farinha com a água, a manteiga e o ovo. Tempere com um pouco de sal e pimenta e bata com uma vara de arames até obter uma massa leve.
Unte uma frigideira anti-aderente com cerca de 15cm de diâmetro e leve ao lume, deixando aquecer. Deite um pouco de massa dos crepes na frigideira de modo a que todo o fundo fique bem coberto, mas que a massa não fique muito grossa. Deixe cozinhar de um lado, vire o crepe com a ajuda de uma espátula e cozinhe do outro lado. Retire o crepe da frigideira e repita a operação até esgotar a massa. Reserve.
Lave muito bem a juliana de couve e de cenoura e deixe-a escorrer. Corte o alho francês em rodelas finas, lave-o e junte-o à juliana de couve e cenoura.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e introduza os legumes preparados. Deixe saltear uns minutos, mexendo de vez em quando e junte depois os cogumelos previamente lavados e laminados. Envolva bem e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Recheie depois cada um dos crepes com o preparado de legumes, dobrando as pontas laterais e enrolando de modo a obter um rolo. Humedeça um pouco a ponta da massa de modo a fechar bem cada um dos rolos.
Frite depois os crepes em óleo vegetal quente, colocando a parte de fecho de cada um dos crepes para baixo. Deixe alourar de todos os lados virando-os cuidadosamente e retire-os depois deixando-os escorrer sobre papel absorvente.
Sirva com molho agridoce (receita para fazer o seu próprio molho agridoce aqui!)


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>