.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Crepioca


By colher-de-pau


Já aqui disse várias vezes que o pequeno almoço é das minhas refeições preferidas. E parece que tenho um pequeno adepto cá em casa, pois o Zé Maria também adora, e diz sempre que quer “tantas coisas” para o pequeno almoço.
Na minha busca por receitas novas, mais “saudáveis” e até diferentes e mais comuns em outro tipo de alimentação, vou descobrindo receitas e ingredientes, e algumas coisas passam a fazer parte do nosso dia a dia. Além da tapioquinha – feita com polvilho hidratado, que já aqui falei e até mostrei em video - descobri também a crepioca, muita mais simples e rápido para um pequeno almoço, brunch, ou até para um almoço ligeiro.
A receita é bastante simples, misturando apenas ovo e polvilho doce ou azedo (que é fécula de mandioca), muito usado na cozinha brasileira para fazer pão de queijo, e que entrou na “moda alimentar” porque é isento de glúten, apesar de continuar a ser um amido e portanto a ser comido com moderação por quem quer emagrecer. O nome de crepioca é curioso, junta crepe + mandioca, até porque a crepioca é mesmo uma espécie de crepe, mais elástico pela textura dada pelo polvilho.
Explicações à parte, fica a sugestão para um pequeno almoço diferente. Cá em casa gostamos bastante, é rapido de fazer – e mesmo com pouco tempo de manhã é possível de preparar – e podem rechear com o que mais gostarem, versões doces ou salgadas. Os clássicos como queijo e fiambre, presunto e pasta de tâmaras, atum e legumes, sobras de frango assado, salada e maionese caseira, “nutella”…Usem a imaginação.

Ingredientes para 1 crepioca:

1 ovo
1 colher de sopa bem cheia de polvilho doce ou azedo
1 colher de sopa de água

Preparação:

Numa taça coloque o ovo, o polvilho doce ou azedo, é indiferente, e a água. Com um garfo ou batedor de varas, misture bem até obter uma mistura homogénea.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente e deixe aquecer (não é necessário juntar gordura) verta depois a mistura de ovo e polvilho de modo a cobrir o fundo da frigideira e deixe cozinhar. Vire depois, com uma espátula e deixe cozinhar do outro. Recheie a gosto, dobre ao meio e sirva de imediato.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>