.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Crónica TeleCulinária Novembro – Receitas


logo-teleculinaria-2

Para este mês  de Outubro destacamos:  Entradas: Salada de salpicão com batata (Teleculinária Especial nº1538, 29/09/2009, Outubro)Peixe: Feijoada do mar (Teleculinária Gold nº58, Julho 2010)Carne: Rojões com Redanho (Cozinha Regional nº11, Outubro 2010)Sobremesa: Pudim de Castanhas (Teleculinária Especial Robot de Cozinha nº22, Novembro 2009)

TeleCulinária Especial Robot de Cozinha
Pudim de castanhas
Tempo preparação: 80 minutosGrau dificuldade: Fácil Número pessoas: 6
500 g de castanhas250 g de açúcar800 g de leite8 ovosCaramelo líquido q.b.
Lave as castanhas, faça-lhes um corte e coloque-a no recipiente para cozinhar a vapor. Deite 500 g de água no copo do robot, encaixe o recipiente com as castanhas e programe na temperatura vapor (120ºC na Mycook), durante 30 minutos, na velocidade 3.Retire as castanhas, deixe-as amornar e retire-lhes a casca e a pele. Coloque-as depois no copo escorrido, junte o açúcar, o leite e os ovos e ligue 30 segundos na velocidade 6.Barre uma forma de buraco com caramelo, verta-lhe o preparado anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante 40 minutos. Espete um palito para verificar a cozedura, retire, deixe arrefecer no banho-maria, desenforme e sirva.

Cozinha Regional
Rojões com redanho
Tempo preparação: 100 minutosGrau dificuldade: Fácil Número pessoas: 5
1 kg de perna de porcoSal e pimenta q.b.3 dentes de alho1 colher (chá) de colorau1 folha de louro3 dl de vinho branco350 g de redanho1 colher (sopa) de banha350 g de tripas enfarinhadasAzeitonas q.b.Pickles q.b.Óleo para fritar.
Corte a perna de porco em pedaços, deite-os para uma tigela, tempere com sal, pimenta, os alhos picados, o colorau, o louro e o vinho branco. Misture bem, tape e deixe marinar de um dia para o outro.No dia, corte o redanho em pedaços e tempere-os com sal. Leve ao lume um tacho com a banha, deixe aquecer, junte os pedaços de redanho e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, até ficarem bem douradinhos. Retire-os do tacho e reserve.Escorra a carne da marinada, junte ao tacho onde fritou o redanho e vá mexendo até ficarem douradinhos. Junte-lhes a marinada, tape e deixe cozinhar até a carne ficar macia.Corte as tripas enfarinhadas em pedaços e leve-os a fritar em óleo até ficarem douradinhos. Retire e deixe escorrer.Deite os rojões (pedaços da perna de porco) para um prato, junte as tripas e o redanho e sirva com batatas fritas em cubos, azeitonas e pickles a gosto.

Teleculinária Gold
Feijoada do mar
Tempo preparação: 95 minutosGrau dificuldade: Fácil Número pessoas: 6
1 polvo (aprox. 1 kg)2 cebolas4 dentes de alho1 pimento vermelho1 pimento verde150 g de presunto1 dl de azeite1 folha de louro300 g de miolo de camarão200 g de miolo de amêijoa1 dl de polpa de tomate2 latas de feijão brancoSal e piripiri ou pimenta q.b.Coentros para polvilhar.
Arranje o polvo e leve-o a cozer em água com uma das cebolas lavadas e com casca e 2 dentes de alho descascados. Deixe cozer durante 40 minutos. Espete um garfo para verificar a cozedura e rectifique a quantidade de sal. Depois escorra e reserve o caldo da cozedura.Descasque e lave a restante cebola e alhos e pique-os finamente. Lave os pimentos, corte-os ao meio, retire-lhes as pevides e peles brancas e corte-os depois em cubinhos. Retire o courato ao presunto, corte-o também em cubinhos e demolhe-os num pouco de água quente.Num tacho ao lume, aqueça o azeite, junte a cebola, os alhos e o louro e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique transparente. Adicione os pimentos e o presunto e deixe refogar, mexendo regularmente, até que os pimentos fiquem macios.Junte o camarão e a amêijoa ao tacho, bem como o polvo cortado em pedaços. Regue com um pouco de caldo de cozer o polvo, junte a polpa de tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos. Passe o feijão por água, deixe-o escorrer, junte-o ao tacho, mexa, rectifique os temperos e adicione piripiri, se gostar. Deixe cozinhar até ficar apuradinho, retire e sirva polvilhado com coentros picados.

TeleCulinária Especial
Salada de salpicão com batata
Tempo preparação: 40 minutosGrau dificuldade: fácil Numero de pessoas: 4
1 salpicão fumado5 batatas1 cebola5 colheres (sopa) de azeite3 colheres (sopa) de vinagre3 colheres (sopa) de maionese50 g de azeitonas1 cubo de caldo de galinha1 raminho de salsa picadaSal e pimenta q.b.
Leve ao lume um tacho com água, deixe ferver e junte o caldo de galinha. Entretanto, descasque as batatas, corte-as em cubos, lave-os, junte-os ao tacho, deixe cozer durante 15 minutos e depois escorra. Retire a pele ao Salpicão “FUMADOS DOURO”e corte-o em cubos.Descasque a cebola, pique-a muito finamente, deite para uma tigela grande, junte o vinagre, tempere com sal e pimenta e adicione o azeite, em fio e mexendo sempre. Junte depois a maionese e misture bem.Adicione então as batatas e o salpicão à tigela, misture delicadamente, deite para uma travessa e sirva polvilhado com a salsa picada. Pode decorar com azeitonas e servir quente ou frio.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>