.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Croquetes de Atum


By colher-de-pau


Foi um daqueles fins de semana preenchidos. Apesar de o meu rapazinho mais velho ter passado a semana adoentado, lá arrebitou para o fim de semana e, apesar dos dias mais frios e chuvosos, houve muitos planos. Entre brincadeiras no sotão com os legos, passeios de jipe com o pai e o irmão, andar de bicicleta com os primos houve tempo para todas as actividades e ainda os nossos habituais almoços e jantares.
No domingo algo de diferente. Fomos ao museu. Apesar de ser uma aventura ir a um museu com crianças pequenas, há sempre formas de lhes podermos mostrar duas ou três coisas que elas podem achar interessantes e de lhe podermos explicar. E foi no museu (Machado de Castro), entre esculturas, pinturas, um criptopórtico e tantas outras coisas, que fugimos a uma manhã chuvosa de domingo, e fizemos algo de diferente.
E depois tivemos direito a um verdadeiro almoço de domingo, a quatro, e com um delicioso assado lento no forno – que ficou a fazer enquanto nós fomos passear. E, à tarde, mais chuva, sestas, lareira acesa e direito a estar entre tachos e panelas…Foi mesmo uma tarde de domingo ideal para cozinhar e adiantar a semana. E assim, poder chegar a uma segunda feira com uns croquetes de atum já feitos e prontos a fritar. Estes são deliciosos e fazem sucesso entre todos os miúdos que os provam.
(E eu faço sempre a mais e tenho sempre uns prontos a fritar no congelador…)

Ingredientes:

1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
1 alho francês pequeno
2 latas de atum
azeite q.b.
vinho branco q.b.
sal marinho e pimenta q.b.
ervas da Provença q.b.
1 ovo
4 colheres de sopa de farinha de mandioca ou pão ralado

Ovo batido e farinha de mandioca ou pão ralado para panar *

Preparação:

Pique a cebola juntamente com os dentes de alho, o alho francês e a cenoura. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e junte os legumes deixando refogar tudo durante uns minutos. Acrescente depois um pouco de vinho branco para refrescar e deixe evaporar. Junte depois o atum escorrido e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta e as ervas da provença. Deixe cozinhar alguns minutos.
Junte depois o ovo batido, o pão ralado ou a farinha de mandioca e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre até que a mistura se despegue do fundo da panela.
Deixe arrefecer e molde bolinhas do mesmo tamanho.
Passe-as depois por ovo batido e pão ralado (ou farinha de mandioca) e frite em azeite ou óleo quente.

Bom Apetite!

* Nota: tenho usado muitas vezes a farinha de mandioca me vez do pão ralado para panar e para polvilhar por cima de gratinados. Podem usar pão ralado em vez da farinha de mandioca, sem nenhum alteração para a receita. No entanto, descobri que a farinha de mandioca deixa uma crosta mais crocante, e como gosto mais, tenho feito a substituição. Além disso a farinha de mandioca não tem glúten, o que a torna uma excelente substituição para quem tem doença celíaca ou intolerância ao glúten.

… Ver artigo completo no Blog




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>