.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Curd de Maracujá


By colher-de-pau


Não sou fã de maracujá, e confesso que o uso muito pouco. Mas uma pequena remessa de maracujás que vieram de casa da sogra foram o mote que eu precisava para os utilizar e lhes dar uma outra oportunidade. Posso não gostar muito de os comer ao natural, mas nada me impede de os utilizar em algumas receitas. Afinal, para quem gosta do sabor doce e ácido de framboesas e de limão, tem tudo para também gostar de maracujá.
Depois de, durante as férias, ter colocado em prática a famosa e muito apreciada tarte de maracujá da sogra, tinha chegada a altura de fazer outras coisas. Para já curd de maracujá e uma tarte de maracujá e chocolate que tem como recheio este curd e ainda a ideia de fazer um parfait ou um gelado… vamos a ver.
Para já, e como sugestão de fim de semana, a minha primeira vez com o curd de maracujá. Até eu, que não sou grande apreciadora gostei bastante. E acho que, definitivamente, já não posso dizer que não gosto de maracujá. Mas gosto mais de outros sabores!
Bom fim de semana e bons cozinhados.


Para 1 frasco de 300ml:


300g de polpa de maracujá fresco
sumo de meio limão
2 gemas + 2 ovos inteiros
150g de açúcar
75g de manteiga (ou margarina)


Preparação:
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve a lume muito brando a cozinhar até engrossar e ficar com uma mistura opaca e homogénea. Ao início a mistura fica com um aspecto estranho, parecendo que está deslaçada, mas à medida que for cozinhado e sem parar de mexer a mistura vai-se tornando homogénea.
Guarde num frasco e deixe arrefecer completamente antes de usar.
Se não gostar de sentir as sementinhas do maracujá, coe a polpa antes de usar, de maneira a separar as sementes da restante polpa e siga com a receita de acordo com o indicado.
Poderá guardar a mistura depois de pronta no frigorífico durante algumas semanas. Se quiser guardar por mais tempo é aconselhável fazer a pasteurização, colocando o frasco (que deverá estar esterilizado antes de o encher com o curd) devidamente fechado numa panela e enchendo-a,até 3/4 do frasco, com água. Leve ao lume e conte 10 minutos assim que começar a ferver. Desligue e deixe arrefecer completamente antes de retirar o frasco com o curd da panela. Assim aguentará alguns meses.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>