.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Doce de tomate


By noreply@blogger.com (Maria João Barbeitos)

Hoje é dia dos avós. Para celebrá-los trago hoje uma receita que me faz lembrar a casa deles. Frascos de doces caseiros, com um papelinho colado com a data e o conteúdo de cada um. São coisas que ainda hoje faço e que seguramente herdei das minhas avós (e tias). Não haveria aqui espaço para escrever tudo o que eles me deixaram enquanto pessoa e das saudades que tenho de todos eles. Até mesmo da minha avó que ainda está viva (mas tão diferente!) e de quem eu já tenho tantas saudades. Obrigada a cada um deles (e à minha saudosa Tia Isaura, a minha terceira avó). Enquanto eu viver viverão sempre comigo também.

1500g de tomate de cacho maduro (pesado depois de pelado)
1000g de açúcar
1 pau de canela
Sumo de ½ limão

Começar por pelar o tomate – colocar um tacho grande com água ao lume até ferver. Nessa altura colocar o tomate já lavado e deixar na água por 1 ou 2 minutos. Retirar o tomate do tacho e coloca-lo de seguida num alguidar com água fria. Deixar repousar por mais 3 ou 4 minutos e retirar a pele.

Numa panela alta colocar o tomate partido em pedaços, o açúcar, o pau de canela e o sumo de limão.

Levar a lume brando e mexer ocasionalmente. Quando levantar fervura, mexer com mais frequência. Quando já tiver evaporado boa parte do líquido, retirar o pau de canela e passar o doce com a varinha mágica, até ficar na consistência desejada. Levar novamente ao lume. O doce atinge o ponto quando ao colocar um pouco num prato e passar com uma colher, o doce fizer estrada. Nunca esquecer que depois de frio o doce ganha ainda mais consistência. Colocar de imediato o doce em frascos esterilizados tapar e virar de tampa para baixo até arrefecer por completo.

Bom apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>