.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Empadão de Bacalhau e Couve Flor com Crosta de Parmesão


By colher-de-pau


Não vale a pena continuar a falar do tempo, mas, verdade seja dita, ele também influencia muito o que comemos e a maneira como cozinhamos. E por isso senti-me tentada a fazer um prato muito mais outonal do que outra coisa, porque, confesso, ainda apetecem coisas reconfortante, principalmente à noite.
Depois de chegar a casa, para um frigorífico quase vazio de frescos, foi tempo de ir às compras, organizar a semana e a ementa semanal. E foi assim que saiu esta espécie de empadão, além de ter aproveitado o forno ligado para outras coisas como bolachinhas, granola, assar abóbora – tarefas que nem cheiram a Junho – mas que fazem parte das nossas rotinas.

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de migas de bacalhau demolhadas e prontas a usar
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
pimenta q.b.
sal q.b.
noz moscada q.b.
1 cabeça de couve flor
200ml de creme fraiche (ou natas frescas normais)
50g de parmesão em lascas

Preparação:

Lava a couve flor e separe os floretes. Leve a couve flor a cozer a vapor.
Entretanto desfie o bacalhau com a ajuda de um pano ou do robot de cozinha. Descasque os dentes de alho e leve-os a um tacho ou frigideira juntamente com o azeite e a folha de louro. Deixe começar a fritar e junte o bacalhau deixando refogar durante uns 5 minutos.
Assim que a couve flor estiver cozida reduza-a a puré com a varinha mágica ou robot de cozinha e tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada. Junte também as natas e envolva bem.
Misture depois o bacalhau ao puré de couve flor envolvendo bem e coloque num prato que possa ir ao forno.
Polvilhe depois a superfície com as lascas de parmesão e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que a superfície fique dourada. Acompanhe com uma salada de folhas verdes.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>