.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Entrecosto Assado com Cominhos e Colorau


By colher-de-pau


Não é só na moda que há tendências! Também na comida elas existem.
E, tal como na moda há tendências que gostamos mais e abusamos, e outras que gostamos menos e, portanto, não usamos.
Isso faz-me pensar que, nestas novas tendências de alimentação há coisas que eu gosto. Muito. Como esta de ter um prato muito colorido com muitos vegetais e legumes em substituição de um prato cheio de cereais, farinhas e massas…
Claro que tudo isso é influenciado por querer diversificar cada vez mais a alimentação dos miúdos e dar-lhes a conhecer outras coisas, de querer também comer melhor, mas também porque receber um cabaz semanalmente de produtos da época, e tentar comer sempre o que é de época – frutas e legumes – faz com que tenha que “inventar” outras formas de comer legumes. Até porque aliado a isto está outra tendência que sempre foi um princípio aqui em casa: não desperdiçar!
Sendo assim, os nossos partos estão cada vez mais coloridos e cheios de legumes: cozidos, crus ou salteados. E vários a cada refeição. E os miúdos – muitas vezes a muito custo – lá vão experimentando coisas novas e diferentes. Muitas delas que depois vão pedindo com frequência…
Afinal, encher o prato de legumes, saladas, leguminosas e afins, não é assim tão complicado. E não impede que continue a existir tudo p resto mais convencional, como as massas e o arroz!
E porque para comer legumes coloridos é preciso existir um acompanhamento saboroso, (pelo menos cá em casa!) há um entrecosto assado com algumas das minhas especiarias favoritas!

Ingredientes para 4 pessoas:

1,5 kg de entrecosto carnudo
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de pimentão fumado (ou colorau “normal”)
1 colher de chá de alho em pó

Preparação:

Coloque o entrecosto numa assadeira e tempere-o com o sal, a pimenta, os cominhos, o pimentão fumado e o alho em pó. Esfregue bem as especiarias na carne e espalhe-a na assadeira.
Leve o entrecosto a assar em forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 1h30, até que o entrecosto fique dourado e macio, quase a separar-se do osso.
Acompanhe com os legumes da sua preferência. Cá em casa acompanhou com puré de abóbora butternut, pimentos padron, salada de folhas verdes, tomate em cubinhos.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>