.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Entrecosto de Porco com Tempero Pronto, Puré de Maça e Batatas no Forno


By colher-de-pau


Fazer coisas em casa é algo que adoro. As compotas e os chutneys, manteigas de frutos secos, pesto, azeite e sal aromatizado e temperos prontos, para rapidamente temperar uma peça de carne.
Normalmente algumas destas coisas fazem parte dos meus cabazes de natal para os amigos. A minha amiga Cristina gosta particularmente deste tempero – ou das variações que lhe vou fazendo – porque acha que é muito versátil. E é realmente verdade. Em dias de menos tempo ou de menor inspiração, rapidamente se tempera uma peça de carne e forno com ela.
Foi isso que aconteceu com este entrecosto, que rapidamente se temperou com uma msitura que tinha feito e que já estava pronta lá em casa para ser usada. E mais depressa ainda acabou no forno!
Depois basta fazer brilhar os acompanhamentos: um puré de maçã, que liga sempre bem com a carne de porco e foi a forma de aproveitar umas maçãs mais murchas da fruteira, e uns palitos de batata doce no forno que os miúdos adoram. E claro uma salada para acompanhar.
E assim se preparou mais uma refeição aqui por casa.

Workshop na Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h com o tema Receitas para dar as Boas Vindas ao Outono (Comfort Food). Para inscrições e informações em bakingday@homail.com

Ingredientes para 4 pessoas:

1 kg de entrecosto de porco
3 colheres de sopa de tempero pronto caseiro (receita aqui)
6 maçãs
azeite q.b.
2 batatas doce médias
sal e pimenta q.b.
coentros picados q.b.

Preparação:

Comece por cortar o entrecosto de porco, de modo a separar individualmente todos os pedaços.
Coloque o entrecosto numa assadeira e junte o tempero pronto envolvendo bem. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h20.
Entretanto descasque as maçãs e corte-as em pedaços retirando o caroço. Leve-as ao lume num tacho com um pouco de azeite e água (só para cobrir as maçãs até cerca de metade) e deixe cozinhar até a água evaporar a as maçãs estarem bem macias. Trture depois com a ajuda de uma varinha mágica até obter um puré e reserve.
Descasque depois as batatas e corte-as em palitos não muito finos. Coloque as batatas num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, tempere-as com um pouco de sal, pimenta e azeite e leve-as a assar no forno onde já está o entrecosto, mas agora ligue também a ventilação (se o seu forno tiver!) e deixe no forno cerca de 20 minutos até as batatas estarem cozinhadas.
Sirva depois o entrecosto polvilhado com os coentros e acompanhe com o puré de maçã e as batatas e também uma salada verde.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>