.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Folhados de Alheira e Ceboleta


By colher-de-pau


Os dias de preguiça fazem parte da vida de qualquer pessoa. Dias em que existem tarefas que fazemos a custo, e em que “deixamos para amanhã o que não temos de fazer hoje”.
Raramente isso me acontece quando tenho de cozinhar. Mas um dia mais cinzento, e outras tarefas importantes pelo meio, ditaram que o almoço já não ia ser o que estava inicialmente planeado e foi necessário ter uma ideia urgente do que iríamos almoçar.
E depois o exercício que eu tanto gosto. Abrir o frigorífico e fazer algo com o que lá se encontra. Uma base de massa folhada pronta a usar e uma alheira, compradas com outras ideias e propósitos. Na gaveta dos legumes umas ceboletas (spring onions) que vieram da horta e ainda sem destino. E queijo ralado, um daqueles básicos quase essenciais que tenho normalmente em casa.
Facilmente vi, qual o caminho “pecaminoso” que este almoço ia tomar… E é para mim o maior defeito de cozinhar em dias de preguiça: acabo sempre a fazer algo menos saudável e que estraga a minha visão de uma refeição mais “nutritiva e completa”.
Mas como um dia não são dias, nem tudo foi uma desgraça. A sopa – que é a tranca da barriga – fez honras de começar a refeição – e depois um folhadinho de alheira e uma salada já não são assim um estrago tão grande.
Temos todos direito a uns dia culinários assim, não acham


Ingredientes para 3 ou 4 pessoas:


1 rolo de massa folhada pronta a usar (de formato retangular)
1 alheira de boa qualidade
2 ceboletas (spring onions)
100g de queijo ralado
gema de ovo para pincelar
sementes de sésamo q.b. (opcional)


Preparação:


Sem cozinhar, retire cuidadosamente a pele à alheira e misture-a para obter uma massa. Divida em 6 pedaços mais ou menos do mesmo tamanho e reserve.
Entretanto lave as ceboletas e corte-as em fatias finas.
Abra a massa folhada e desenrole-a cuidadosamente. Corte-a depois em 6 quadrados mais ou menos do mesmo tamanho. Para isso, basta cortar primeiro ao meio no sentido do comprimento e depois dividir em 3 partes iguais. Ficará assim com os 6 quadrados de massa folhada.
Sobre cada um dos quadrados de massa coloque a massa da alheira e por cima disponha a ceboleta cortada finamente e um pouco de queijo. Una depois as quatro pontas do quadrado de massa folhada, pressionando ligeiramente, ou forme os pastelinhos de massa folhada de outra maneira que goste.
Pincele-os depois com a gema de ovo batida e polvilhe, se gostar, com as sementes de sésamo a gosto.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos até a massa estar bem folhada e dourada.
Sirva com uma salada.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>