.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Galette de Amoras


By colher-de-pau


Quase no fim de semana. E não há melhor forma de começar o fim de semana do que com uma coisa doce. Uma gelette de amoras, preparada com amoras que a Beira Baga simpáticamente fez chegar cá a casa – além de mirtilos e framboesas – sabendo que os miúdos são pequenos devoradores dos mesmos.
Ora as amoras apesar de deliciosas ficaram-me debaixo de olho para uma sobremesa e assim nasceu esta galette, rapidamente preparada e que fez parte da minha mesa, no jantar do dia do primeiro jogo de Portugal no Mundial.
A massa, com farinha de espelta (mas podem usar farinha normal) e manteiga desfaz-se na boca, e a doçura e ligeira acidez do recheio de amoras fazem um contraste delicioso. Acredito que com um pouco de gelado ou natas batidas também deve ficar deliciosa.
E portanto, é com este sobremesa que entramos em modo fim de semana, apesar deste tempo estranho de verão!

Workshops:

Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro – Ovar, na Colher de Chá – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

Massa:
250g de farinha de espelta integral
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
180g de manteiga fria
60ml de água fria

Recheio:
400g de amoras frescas
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparação:

Comece por fazer a massa no robot de cozinha. Junte a farinha com o açúcar e o fermento e misture bem. Acrescente a manteiga em cubos e ligue o robot, em velocidade baixa, deixando que a massa se vá formando de modo a que se assemelhe a migalhas grossas. Com o robot a funcionar, junte a água em fio e deixe que se forma uma massa lisa.
Retire a massa do robot e embrulhe-a em película aderente, formando um disco. Leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos a repousar antes de usar.
Prepare o recheio. Numa taça coloque as amoras e junte o açúcar e a farinha envolvendo bem. Reserve.
Depois de repousar, retire a massa do frigorífico e estenda-a entre duas folhas de papel vegetal. de modo a obter um circulo com cerca de 30cm de diâmetro. Coloque a massa num tabuleiro – com o papel vegetal por baixo, e espalhe a mistura de amoras sobre a massa, deixando uma borda de cerca de 4cm.
Dobre ou enrole depois as pontas da massa para cima das amoras e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a massa estar dourada e cozinhada.

Bom Apetite!

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>