.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Geladinhos de Beterraba e Morango


By colher-de-pau


Assim que o calor começou a aparecer, e o sol a espreitar, o Zé Maria começou a pedir gelados da mãe, daqueles com o “pauzinho”. Prometi que lhe fazia.
Pediu-me com morango e banana e framboesas. Mas a mãe é de inventar. E nessa semana tinha assado beterrabas que tinham vindo com o cabaz de hortícolas semanal. Andei a fazer para mim, ao pequeno almoço, uma espécie de “bowl”, com beterraba assada, maça, laranja e morangos, que terminava com granola caseira, iogurte e mais frutos vermelhos, e aquilo andava-me a saber maravilhosamente.
Como ainda tinha beterrabas assadas, e como já tinha percebido como ficavam bem com os morangos, decidi arriscar e inventar para ele uns geladinhos com beterraba e morangos.
O Miguel torceu logo o nariz à combinação e só em perguntava porque é que eu não tinha feito uma coisa “normal” (mas afinal, o que é que esta tem de “anormal”?), mas eu mantive-me na minha e sabia que o miúdo ia gostar. E não me enganei porque os geladinhos de beterraba e morango foram aprovados à primeira dentada.
Deixo a receita para quem quiser experimentar, deixando a ressalva que são mesmo deliciosos.

Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro – Ovar, na Colher de Chá – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 8 geladinhos:

150g beterraba assada (ser assada faz a diferença)
250g de morangos
50 g de maple syrup (podem adoçar com outro tipo de adoçante se preferirem)
125ml de leite de coco (ou iogurte natural ou natas sem serem batidas)

Preparação:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a baterraba assada cortada em pedaços, os morangos previamente lavados e sem os pés, o maple syrup ou outro adoçante a gosto e o leite de coco. Triture tudo muito bem a uma velocidade alta até obter uma mistura super homogénea e cremosa. (Como sabem uso a Bimby, e triturei cerca de 1 minuto na velocidade máxima, pois quero uam textura o mais cremosa e homogénea possível).
Verta depois a mistura para as forminhas de gelados (atenção que não deve encher até cima para ter espaço para o líquido expandir) e leve ao congelador cerca de 6 horas ou de um dia para o outro.
Desenforme e sirva.

Bom Apetite!

(Nota: Eu depois de prontos desenformo os gelados todos de uma vez e guardo-os envolvidos em papel vegetal numa caixa plástica no congelador)

… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>