.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Gelado de Manteiga de Amendoim e Chocolate



A vontade de ir finalmente passar uns dias na praia é cada vez maior. Mas, é já amanhã que rumamos a sul. As malas começam a ser preparadas e de cada vez que escolho alguma coisa para lá colocar só me vem à cabeça a palavra simplificar. As nossas férias, e principalmente estes dois últimos anos, costumam ser muito simples, pouco mais do que praia -casa, casa-praia, livros, séries e umas sonecas depois de almoço.
Gosto desse ritmo tão diferente e, ainda mais este ano, com uma barriga de 32 semanas, convém mesmo que seja tudo feito a um ritmo muito calmo.
Enquanto a minha cabeça está nos dias a sul, nas cores do mercado, na banca do peixe, nas amêndoas e figos, no sol, na areia e no mar azul que eu tanto gosto, fiquem descansados que as publicações não vão parar por aqui. Tudo se vai manter, com as tradicionais receitas, uma por dia, até ao meu regresso. Porque até posso ir de férias, mas há sempre internet, telemóveis e computadores por perto.
Mas, para dar já um cheirinho a férias de verão, nada melhor do que partilhar uma receita fresca. Um gelado de manteiga de amendoim com pepitas de chocolate que foi aprovadíssimo por todos quantos o provaram. E este foi, curiosamente, o primeiro gelado que saiu da minha máquina de gelados este ano. Ao contrário de outros anos, ainda não tinha dado grande uso à máquina.
Espero que gostem. Bom fim de semana! E boas férias para quem, tal como eu, está de “partida”!


Ingredientes para cerca de 700ml de gelado:


200ml de natas
300ml de leite
5 gemas
100gr de açúcar
150g de manteiga de amendoim
100g de pepitas de chocolate (ou pedacinhos de chocolate partidos)


Preparação:


Num tacho coloque o leite e as natas e leve ao lume até levantar fervura.
Entretanto bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas e misture, pouco a pouco, a mistura de leite e natas.
Leve novamente ao lume, e deixe cozinhar em lume brando, sem parar de mexer, até engrossar e o creme cobrir suavemente a colher de pau. (Não deixe engrossar em demasia para não talhar.)
Acrescente depois a manteiga de amendoim e mexa bem de modo a que fique bem incorporado na mistura anterior. Coloque num jarro e deixe arrefecer completamente – de preferência no frigorífico.
Coloque depois a mistura na máquina dos gelados e proceda de acordo com as instruções do fabricante, ou leve ao congelador tento o cuidado de ir mexendo a mistura de hora a hora de modo a eliminar os cristais de gelo.
Quando o gelado estiver quase pronto, acrescente as pepitas de chocolate e deixe a máquina trabalhar mais um pouco de modo a envolver bem as pepitas na mistura.
Retire o gelado da máquina e coloque-o numa caixa hermética, e deixe pelo menos mais 3 horas no congelador antes de servir.
Deverá retirar o gelado cerca de 10 minutos antes de servir.


Bom Apetite!
Source: Para Cozinhar