.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Gratinado de Massa Integral com Carne Picada, Fiambre e Tomate



Ir de férias é assim mesmo. Implica estar fora de casa alguns dias, o que significa dar a volta ao frigorífico e preparar algumas receitas com o que está aberto, disponível e a necessitar de se acabar. Normalmente saem algumas coisas muito saborosas, umas vezes mais simples, outras mais fora do normal, mas sempre com o objectivo de deixar o frigorífico e a arca congeladora o mais vazio possível.
Havia lá por casa um pouco de carne picada que transformei numa bolonhesa simples com alguns legumes. E dessa carne saíram duas refeições básicas de todo os dias.
Esta receita, foi uma das que preparei tendo como base a carne picada, enquadrasse um pouco nesse espírito, e é algo que tenho a certeza que com maior ou menor variação todos fazemos habitualmente nas nossas casas.


Ingredientes para 2 pessoas:


180g de massa curta integral (usei penne)
250g de carne de vaca picada à bolonhesa (era uma bolonhesa simples, preparada com um pouco de aipo, cebola, alho, cenoura e tomate!)
6 fatias de fiambre
100g de tomate cereja
400ml de molho bechamel caseiro
100g de queijo mozarella ralado


Preparação:


Coza a massa em água a ferver temperada de sal até que esta fique al dente. Assim que estiver cozida escorra bem e reserve.
Coloque a metade da massa no fundo de um pirex ou tabuleiro de forno. Cubra com a carne picada, as fatias de fiambre cortadas em pedaços e os tomate cereja previamente cortados ao meio. Junte cerca de metade do molho bechamel e cubra com a restante massa. Acrescente agora o restante molho bechamel e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos, até o queijo estar bem dourado e gratinado e sirva com um asilada verde.


Bom Apetite!


Source: Para Cozinhar