.
.

Receitas para Cozinhar Fácil

.

Iogurte Natural Caseiro


By colher-de-pau


Os iogurtes caseiros fazem parte do universo cá de casa há muito tempo. Gosto deles simples, pelo que utilizava a receita tradicional de 1 litro de leite com 1 iogurte que colocava nos corpinhos da iogurteira que já tem muitos e muitos anos. Era a receita que a minha mãe também fazia nos anos 80(?) na altura em que fazer iogurtes me casa era comum, e as iogurteiras faziam parte dos eletrodomésticos quase essenciais.
Lembro-me de ter retomado este hábito já adolescente e, mais tarde já com este blogue voltei também a fazê-los de forma regular(podem ver a receita aqui: )
Entretanto deixei quase de fazer iogurtes em casa. Para quem como eu prefere iogurtes naturais, mal compensa fazê-los em casa, e confesso que me deixei disso. Até ao dia que a Susana do “No Soup for You” publicou uma receita de iogurtes caseiros que não necessitam de iogurteira, e são preparados com leite do dia gordo.
A diferença para os iogurtes de compra é enorme, e ando novamente numa de fazer iogurtes regularmente. Adoro mesmo esta receita, e acho que todos devem experimentar fazer. O melhor mesmo é nem necessitarem de iogurteira!
Gosto particularmente de comer este iogurte ao pequeno almoço ou lanche da tarde, com mirtilos, framboesas, morangos ou banana, um pouco de granola ou muesli caseiro e um toque de mel. Fica a sugestão.
Obrigada pela receita Susana!


Ingredientes para cerca de 1 litro de iogurte:
(receita original aqui: http://nosoup-foryou.blogspot.pt/2015/09/iogurte-natural-solido-e-liquido-dicas.html)


1l de leite gordo do dia (uso Vigor)
1 colher de sopa de iogurte natural (ou 1 colher de sopa de iogurte caseiro preparado anteriormente)


Preparação:


Aqueça o leite até 50ºC. (Se não tem um termómetro, teste a temperatura do leite com o dedo. Tem de estar bem quente, mas de modo a que aguente ter o dedo no leite quente.Caso aqueça demais, basta aguardar que arrefeça novamente até essa temperatura. Se tiver uma bimby ou outro robot do género, utilize o controle de temperatura para ter o leite à temperatura desejada.)
Acrescente a colher de sopa de iogurte e misture bem.
Deite o preparado num frasco de vidro grande ou nos copos da iogurteira ou ainda em garrafinhas e deixe fermentar entre 8 a 12 horas, caso queira iogurte liquido ou sólido.
Pode preparar os iogurtes na iogurteira, mas para fermentar sem iogurteira – como tenho feito, coloque água a ferver dentro dos recipientes onde vai colocar o iogurte para que ao colocar a mistura no frasco, este esteja morno.
Deixe a água no frasco alguns minutos, enquanto aquece o leite prepara a mistura e deite depois fora a água e encha com a mistura de iogurte.
Embrulhe o frasco numa manta polar e coloque dentro do forno que pré aqueceu a 60ºC e que depois desligou. Ou então embrulhe na manta polar juntamente com um saco de água quente e deixe num local fechado a fermentar as 8 a 12 horas – consoante queira iogurte líquido ou sólido.
Depois de fermentar, coloque no frigorífico e consuma quando estiver fresco.


Bom Apetite!


… Ver artigo completo no Blog




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>